TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/511
Tipo: Dissertação
Título : Diferenciação no atendimento, uma ponte para a satisfação do cliente : o caso de um centro de serviços automotivo
Autor(es): Bravo, Mario Sergio de Menezes
Primer Consejero: Silva, Gil Nuno Vaz Pereira da
Resumen: A satisfação e a lealdade de clientes no mercado varejista é um tema muito discutido na atualidade, tanto pelos pesquisadores acadêmicos, que através dos resultados de pesquisas procuram determinar quais atributos de qualidade são necessários para que o consumidor se sinta satisfeito e tenha sempre o interesse de voltar ao mesmo ponto de venda, quanto pelas empresas que através da diferenciação de alguma prática na relação com o seu publico consumidor, buscam além da vantagem competitiva na comercialização de produtos e serviços, o reconhecimento da sua marca e da imagem institucional. Este trabalho aborda através de um estudo de caso a identificação de atributos de qualidade que mais contribuem para a satisfação e a lealdade do cliente. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em um determinado centro de abastecimento e serviços automotivo localizado na cidade de Santos. Este segmento foi escolhido por apresentar um crescimento e uma mudança na forma de oferecer seus produtos e serviços, passando simplesmente de um posto de abastecimento para um centro de multi serviços, onde um atendimento diferenciado é fator preponderante para a busca da competitividade. Após revisão bibliográfica, foi realizada: uma pesquisa qualitativa, que permitiu identificar os atributos da qualidade que são percebidos pelos consumidores como diferenciais importantes na escolha desse centro de serviços. Estes atributos contribuíram para a formação de um questionário que em um segundo momento possibilitou uma pesquisa quantitativa junto aos clientes, cujo resultado permitiu avaliar o grau de satisfação e importância de cada um dos atributos identificados. A análise do resultado demonstrou não só os fatores mais atuantes na satisfação dos clientes como também serviu para validar as práticas de gestão adotada pela empresa.
Palabras clave : satisfação do cliente
centro de serviços
vantagem competitiva
lealdade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citación : BRAVO, Mario Sergio de Menezes. Diferenciação no atendimento, uma ponte para a satisfação do cliente : o caso de um centro de serviços automotivo. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/511
Fecha de publicación : 18-may-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão de Negócios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mario sergio2.pdf915.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.