TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/536
Tipo: Dissertação
Título : As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
Autor(es): Barros, Alexandre Silva de
Primer Consejero: Serralvo, Francisco Antonio
Resumen: Os pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.
Palabras clave : varejo
redes de empresas
central de negócios
supermercados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citación : BARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/536
Fecha de publicación : 28-may-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão de Negócios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alexandre Silva de Barros.pdf970.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.