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https://tede.unisantos.br/handle/tede/5381
Tipo: | Dissertação |
Título : | RAP: insistência, resistência, (re)existência relatos de Rappers da Baixada Santista. |
Autor(es): | Cancello, Theo de Sá Guimarães |
Primer Consejero: | Monfredini, Ivanise |
Primer miembro de la junta: | Monfredini, Ivanise |
Segundo miembro de la junta: | Santos, Antônio Eduardo |
Tercer miembro de la junta: | Machado Neto, Dionísio |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo investigar algumas relações entre cultura, música e resistência, dentro do universo do rap. O rap é um gênero de música popular, uma vertente artística da cultura popular urbana formada na segunda metade do século XX, fruto da cultura Hip Hop. A resistência política é característica fundante do rap e do Hip Hop, que chegou ao Brasil nos anos 80 e disseminou-se nos anos 90. O gênero foi apropriado pela indústria cultural, popularizou-se e entrou no mercado industrial financeiro, como mais um produto de cunho mercadológico. O objetivo mais específico deste trabalho é analisar o que pensam os atores ligados ao rap na região da Baixada Santista. Questiona-se se eles se veem como parte de um movimento de resistência e em que consiste essa resistência. Para tanto, busca-se conceituar cultura, música, especialmente a música popular, e resistência, além de descrever o percurso do Hip Hop, sua ligação ao movimento negro e à busca de direitos civis. |
Abstract : | This work aims to investigate some relationships between culture, music and resistance, within the universe of rap. Rap is a genre of popular music, an artistic aspect of urban popular culture formed in the second half of the twentieth century, it is the heritage of Hip Hop culture. Political resistance is a founding characteristic of rap and Hip Hop, which arrived in Brazil in the 1980¿s and spread in the 1990¿s. The genre was appropriated by the cultural industry, became popular and entered the financial industrial market, as another product of market nature. The more specific objective of this work is to analyze what the actors related to rap in the region of Baixada Santista think. It is questioned whether they see themselves as part of a resistance movement and what this resistance consists of. For this purpose, this work seeks to conceptualize culture, music, especially popular music and resistance, in addition to describing the Hip Hop's path, its connection to the black movement and the search for civil rights. |
Palabras clave : | rap; hip hop; cultura; resistência rap; hip hop; culture; resistance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | CANCELLO, Theo de Sá Guimarães. RAP: insistência, resistência, (re)existência relatos de Rappers da Baixada Santista. 2019. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2019. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/5381 |
Fecha de publicación : | 13-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Theo Cancello.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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