TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5401
Tipo: Dissertação
Título: A Universidade na formação dos sujeitos que participam de movimentos sociais e coletivos: dimensões, limites e possibilidades.
Autor(es): Ferreira, Denise Alves de Souza
Primeiro Orientador: Monfredini, Ivanise
Primeiro membro da banca: Monfredini, Ivanise
Segundo membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Terceiro membro da banca: Pinto, Rosa Maria Ferreira
Resumo: O presente estudo pretendeu uma aproximação sobre a formação de universitários e ex-universitários que participam de coletivos e movimentos sociais. Para desvelar as dimensões, limites e possibilidades de formação desses sujeitos nesse espaço democrático de direito, foi necessário um estudo do ensino superior no Brasil e dos movimentos sociais e coletivos, suas mudanças e os conflitos sociais das classes desfavorecidas. Para compreender o processo de formação nesse universo contraditório capitalista globalizado e o ensino superior como mercadoria, entrevistamos alunos e ex-alunos de Universidades (públicas e privadas) da região da baixada santista. Em cada capítulo, articulamos o material empírico às contribuições teóricas de autores como, Paollo Nosella (2016), Lalo Watanabe Minto (2006), Maria da Glória Gohn (1997), Hannah Arent (1996), entre outros. Em tese a universidade é detentora do conhecimento e da articulação que permeia a construção de outros sujeitos. Para tanto, buscou-se uma bibliografia específica sobre movimentos sociais e o ensino superior, procurando compreender os registros sobre a práxis e como as políticas públicas tem seu papel fundamental na garantia de direitos. Analisamos os conteúdos obtidos com base na obra da autora Maria Laura Puglisi Barbosa Franco (2005) ¿Análise de Conteúdo¿, de maneira clara e objetiva. Muitos discentes de militância, coletivos e movimentos sociais, ingressaram na Universidade pública ou privada, por conta do Prouni ou Fies, para obter uma formação profissional ou até mesmo resgatar os estudos e assim ocupar um futuro que resulta em mudanças. A metodologia empregada é a Pesquisa Bibliográfica, enriquecida com entrevistas para entender melhor a formação e a ação política dos sujeitos envolvidos. Como resultados, é possível afirmar que, a universidade tem a possibilidade de fortalecer identidade ou desconstituí-las. Acredita-se que essa formação contribui para a construção de sujeitos críticos seja em universidade (pública ou privada) que possa oferecer um ensino superior justo e igualitário.
Abstract: The present study aimed to approach the formation of university students and former university students who participate in social groups and movements. In order to unveil the dimensions, limits and possibilities of training these subjects in this democratic space of law, it was necessary to study higher education in Brazil and social and collective movements, their changes and the social conflicts of disadvantaged classes. In order to understand the process of formation in this globalized capitalist contradictory universe and higher education as a commodity, we interviewed students and alumni from Universities (public and private) in the region of the lower Santos. In each chapter, we articulate the empirical material to the theoretical contributions of authors such as, Paolo Norsella, Lalo Watanabe Minto, Maria da Glória Gonh, Hannah Arent, among others. In theory, the university holds the knowledge and articulation that permeates the construction of other subjects. For this, a specific bibliography on social movements and higher education was searched, trying to understand the records about the praxis and how public policies have their fundamental role in guaranteeing rights. We analyze the contents obtained based on the work of the author Maria Laura Puglisi Barbosa Franco ""Content Analysis in a clear and objective way"". Many students of militancy, collectives and social movements, have joined the public or private university, on account of Prouni or Fies, to obtain a professional formation or even to rescue the studies and thus occupy a future that results in changes. The methodology used is Bibliographic Research, enriched with interviews to better understand the training and political action of the subjects involved. As results, it is possible to affirm that, the university has the possibility to strengthen identity or to deconstitute them. We believe that this formation contributes to the construction of a university (public or private) that has assumed a counter-hegemonic position and that can offer a higher education that leads society to a more just and egalitarian education.
Palavras-chave: sujeitos; formação; movimentos sociais; universidade; políticas públicas
subjects; training; social movements; university; public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FERREIRA, Denise Alves de Souza. A Universidade na formação dos sujeitos que participam de movimentos sociais e coletivos: dimensões, limites e possibilidades. 2019. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5401
Data do documento: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Alves de Souza Ferreira.pdfDissertação_Mestrado em Educação1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.