TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/564
Tipo: Dissertação
Título : Uso de medicamentos por pessoas idosas nos bairros de maior concentração dessa população na cidade de Santos
Autor(es): Moura, Beatriz Vieira de
Primer Consejero: Pinto, Rosa Maria Ferreiro
Resumen: Este estudo teve como objetivos conhecer o perfil de consumo dos medicamentos utlizados pelos idosos, identificar os de uso contínuo mais utilizados e sua associação com outros fármacos sem indicação médica, a ocorrência de efeitos indesejados por esta associação e avaliar a função social do farmacêutico nas farmácias. Para buscar e atingir o objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de natureza compreensiva e explicativa, realizada no município de Santos em 2008, nos bairros com maior concentração de idosos segundo levantamento prévio efetuado junto ao IBGE (2000). Nestes bairros, foram identificadas três farmácias privadas onde foi realizada a pesquisa, mediante autorização das mesmas por um período de uma semana em cada uma delas. Após a autorização das farmácias, os farmacêuticos responsáveis foram entrevistados para captar-se a opinião dos mesmos sobre o assunto focado. Os idosos foram abordados e, mediante aceitação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TECLE), realizou-se com eles entrevista estruturada. Os resultados evidenciaram um maior consumo para as classes farmacológicas dos medicamentos de uso contínuo utilizada pelos idosos os anti-hipertensivos, antidiabéticos (hipoglicemiantes), diuréticos e o antiagregante plaquetário (AINEs). Os sem prescrição médica consumidos com maior freqüência pelos idosos estão: os analgésicos/antitérmicos, os antigripais, os antiinflamatórios e os fitoterápicos, sendo que alguns deles são tarjados e precisa da apresentação do receituário. Quanto aos efeitos apresentados os mais freqüentes foram; dor abdominal, dor de cabeça, reação alérgica, tontura e tremores. Pode se concluir que o consumo auto-indicado associado ao uso de medicamentos de uso contínuo continua a ser uma prática utilizada pelos idosos.
Palabras clave : idosos
uso de medicamentos
medicamento sem prescrição médica
efeitos indesejados de medicamentos.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Saúde Coletiva
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citación : MOURA, Beatriz Vieira de. Uso de medicamentos por pessoas idosas nos bairros de maior concentração dessa população na cidade de Santos. 2009. 175 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/564
Fecha de publicación : 15-abr-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Beatriz Vieira.pdf766.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.