TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/570
Tipo: Dissertação
Título: Impacto ambiental, familiar e social dos deficientes visuais em consequência da síndrome de Stevens Johnson
Autor(es): Guedes, Denyse Moreira
Primeiro Orientador: Pinto, Rosa Maria Ferreiro
Resumo: Este estudo buscou compreender o impacto pessoal, familiar e social causado pela Síndrome de Stevens Johnson, na vida de duas alunas cegas do Lar das Moças Cegas. Os objetivos foram: avaliar as condições de vida dessas pessoas, o impacto dessa Síndrome no ambiente familiar e social e as expressões objetivas e subjetivas de readaptação, tendo em vista as limitações pessoais e as limitações a elas impostas pelo meio social. Foi utilizada pesquisa qualitativa cuja metodologia foi a história oral na modalidade trajetória de vida. Os resultados apontaram que as sequelas da Síndrome de Stevens Johnson bem como da deficiência visual trouxeram uma série de dificuldades à vida familiar e social das alunas, mas que o esforço, a dedicação das mães e, especialmente, a esperança foram marcas observadas na trajetória de vida dessas pessoas. A análise dos dados partiu de quatro pontos norteadores que se interpenetraram: condições de vida, conseqüências deixadas pela Síndrome de Stevens Johnson e o impacto no ambiente familiar e social, expressões objetivas e subjetivas e projeto de vida. Destacou-se, ainda, a importância do trabalho realizado pelo Lar das Moças Cegas na reabilitação das alunas em direção à inclusão social.
Palavras-chave: saúde
deficiência visual
reabilitação
inclusão social e Síndrome de Stevens Johnson.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Saúde Coletiva
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citação: GUEDES, Denyse Moreira. Impacto ambiental, familiar e social dos deficientes visuais em consequência da síndrome de Stevens Johnson. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/570
Data do documento: 25-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
denyse.pdf4.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.