TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/575
Tipo: Dissertação
Título: A saúde como direito : a percepção da ""condicionalidade"" da saúde pelos beneficiários do Programa Bolsa Família usuários do Programa Saúde da Família
Autor(es): Andrade, Rosemery Felippe de
Primeiro Orientador: Cohn, Amélia
Primeiro membro da banca: Pinto, Rosa Maria Ferreiro
Resumo: O Programa Bolsa Família (PBF) intersecciona-se com o Programa Saúde da Família (PSF) através da contrapartida na área da saúde, exigida dos beneficiários no programa de transferência de renda. O estudo qualitativo objetivou verificar se as condicionalidades, na área da saúde, do Programa Bolsa Família são cumpridas integralmente pelo Programa Saúde da Família (PSF), pesquisando se a intersetorialidade nos programas sociais tem efetividade e se estas condicionalidades são percebidas pelos usuários/beneficiários como direito de cidadania ou obrigação. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, com base na realidade específica do Morro da Penha, no município de Santos, cuja população está inserida nos dois programas (PSF e PBF). Foram utilizadas entrevistas semi-estruturas gravadas com dez beneficiários/usuários, cujo material foi tratado através da análise de conteúdo do tipo categorial temático com a elaboração de núcleos de sentido, a partir das falas dos entrevistados (MINAYO, 1994). As entrevistadas percebem as contrapartidas exigidas no PBF como algo que se tem que dar em troca pelo favor recebido, isto é, um recurso ofertado pelo governo, sem o suor do trabalho . O PSF atende integralmente as condicionalidades impostas pelo PBF no local estudado, porém o governo local impõe algumas regras condicionantes à continuidade no PBF, que a população encontra dificuldade em cumprir.
Palavras-chave: programa bolsa família
programa saúde da família
intersetorialidade
condicionalidades
representação social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Saúde Coletiva
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citação: ANDRADE, Rosemery Felippe de. A saúde como direito : a percepção da ""condicionalidade"" da saúde pelos beneficiários do Programa Bolsa Família usuários do Programa Saúde da Família. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/575
Data do documento: 24-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemery de Andrade.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.