TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Informática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/609
Tipo: Dissertação
Título: Negociação entre aplicações de comércio eletrônico utilizando o padrão ebXML
Autor(es): Silva, Adilson Jeronimo da
Primeiro Orientador: Mendes, Manuel de Jesus
Resumo: A necessidade de cortar custos e aumentar a produtividade, aliada à crescente disponibilização de padrões que visam garantir a interoperabilidade entre aplicações distintas, têm levado um crescente número de empresas a utilizar a Internet como principal meio de comunicação com os seus parceiros comerciais, estimulando o crescimento do comércio eletrônico B2B e conseqüentemente aumentando o interesse na automatização da fase de negociação, que normalmente precede a fase de interação eletrônica entre os parceiros comerciais, buscando assim a agilização de todo o processo de colaboração. O desenvolvimento de negociações eletrônicas de forma automatizada implica na definição de regras e mensagens que devem ser utilizadas pelas partes, durante o processo de negociação. O padrão ebXML (Electronic Business Extensible Markup Language) especifica os componentes CPP (Collaboration Protocol Profile) e CPA (Collaboration Protocol Agreement) para serem utilizados na fase de negociação. O CPP descreve o perfil da empresa com relação a suas capacidades técnicas para o estabelecimento de um processo de negócio com outras empresas e o CPA é o acordo resultante da intersecção dos CPP dos parceiros comerciais envolvidos em um processo de colaboração de negócios. Estes componentes podem ser utilizados na automatização do processo de negociação, mas a especificação ebXML deixa em aberto a forma de geração automática do acordo de colaboração (CPA), assim como a forma de interação entre as empresas nesta fase. O problema é como efetuar a automatização desta interação e gerar automaticamente o acordo (CPA), a partir dos perfis (CPP) de cada empresa. Neste trabalho são analisadas as especificações ebXML e elaborada uma proposta para agilizar o processo de negociação, através da automatização da troca de mensagens que ocorre durante a fase de negociação e a geração de informações para auxiliar um negociador humano a tomar uma decisão final sobre um determinado processo de negociação, com a conseqüente geração de um acordo de colaboração (CPA). A proposta abrange a definição de um protocolo de negociação baseado em XML, para a troca de mensagens durante a fase de interação e a modelagem de um sistema para o controle destas mensagens e comparação das propostas de acordo, até a finalização do processo de negociação e, em caso de sucesso, com a geração do documento de acordo de colaboração. Para a validação da proposta foi desenvolvido um protótipo utilizando a linguagem Java e plataforma J2EE, abrangendo requisitos básicos para suportar um processo de negociação. Este protótipo foi implementado em um ambiente de testes com um cenário de uso envolvendo um processo de negociação entre duas empresas, visando estabelecer um processo de negócio de compra e venda.
Palavras-chave: acordo de colaboração
comércio eletrônico
CPA
CPP
ebXML
EDI
negociação eletrônica
serviços web
XML.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Sistemas distribuídos e Sistemas inteligentes
Programa: Mestrado em Informática
Citação: SILVA, Adilson Jeronimo da. Negociação entre aplicações de comércio eletrônico utilizando o padrão ebXML. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas distribuídos e Sistemas inteligentes) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/609
Data do documento: 19-Dez-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adilson J da Silva.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.