TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A relação teorica-prática no currículo de ciências contábeis: perspectivas a partir da pedagogia crítica
Título(s) alternativo(s): The theory-practice relationship in the accounting science curriculum : perspectives from critical pedagogy
Autor(es): Andrade, Juliana Coelho
Primeiro Orientador: Saul, Alexandre
Primeiro membro da banca: Saul, Alexandre
Segundo membro da banca: Monfredini, Ivanise
Terceiro membro da banca: Aguiar, Denise Regina
Resumo: A presente pesquisa assume como tema a relação teoria-prática no currículo de cursos de graduação em Ciências Contábeis e parte do pressuposto de que o currículo, compreendido como um percurso formativo construído no entrelaçamento de campos distintos mas inter-relacionados da atividade humana, precisa ser capaz de suscitar uma articulação mais forte entre os recortes teóricos selecionados para o que-fazer educativo e a prática social e profissional dos estudantes. No estudo, pretende-se identificar os principais desafios da relação teoria-prática no currículo de um curso de Ciências Contábeis da região do Cariri, no Nordeste brasileiro e anunciar possibilidades de superação, em uma direção humanizadora. O referencial teórico adotado tem como base a educação crítica proposta por Paulo Freire, associada às obras de Ana Maria Saul, Michael Apple e Gimeno Sacristán para o desenvolvimento uma trama conceitual freireana voltada a relação teoria e prática no centro de um currículo crítico, aqui assumida como possibilidade de representar e melhor compreender tal conceito, a partir de Freire, e como crivo de análise do contexto pesquisado. Na elaboração da pesquisa, do tipo explicativa e abordagem qualitativa, foi inicialmente realizada uma revisão de literatura, feita no acervo online disponibilizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ¿ BDTD. Por meio dessa análise foi possível confirmar a relevância do tema, uma vez que se identificou, na maior parte das pesquisas analisadas, um foco sobre a construção de matrizes curriculares adaptadas para cursos Ciências Contábeis em uma perspectiva tradicional, e não foram localizadas discussões voltadas à relação teoria-prática no currículo das Instituições pesquisadas. A etapa de coleta de dados do estudo foi realizada em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará, e teve como sujeitos os professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Os procedimentos que serão utilizados incluem levantamento e análise documental, aplicação de um questionário diagnóstico e entrevistas coletivas para aprofundar a compreensão da realidade. Os dados obtidos foram organizados e analisados em eixos temáticos estruturados que remetem à trama conceitual freireana construída. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, de documentos institucionais e de falas de sujeitos. Dentre os principais desafios identificados, estão as divergências entre a teoria e a prática ensinada pelos docentes e a realidade da região em que a IES está inserida, aliada a elevada pressão dos estudantes para que as demandas do mundo do trabalho sejam metas primordiais da IES pesquisada. O estímulo ao desenvolvimento da Consciências Crítica por vezes mostra-se comprometido devido a excessiva prática de narração, por parte dos docentes. Como possibilidades de superação desses desafios, tem-se a adoção de um currículo crítico que, ao considerar a realidade local/diversidade cultural dos estudantes, promova o desenvolvimento da consciência crítica por meio do estímulo ao debate com eles para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira dialética. Espera-se que essa pesquisa contribua para o campo do currículo por apresentar informações relevantes para repensar processos e práticas curriculares de cursos de graduação em Ciências Contábeis, assim como aqueles de áreas afins, possibilitando sucessivas e melhores aproximações entre a teoria e a prática.
Abstract: The present research takes as its theme the theory-practice relationship in the curriculum of bachelor courses in the field of Accounting and starts from the assumption that the curriculum, understood as a formative path built in the intertwining of different but interrelated fields of human activity, needs to be able to bring a stronger articulation between the theoretical sections selected for the educational know how and the social and professional practice of students. This study is intended to identify the main challenges of the theory-practice relationship in the curriculum of an Accounting course in the Cariri region, in the Northeast of Brazil and to announce possibilities of overcoming, in a humanizing direction. The theoretical framework adopted is based on the critical education proposed by Paulo Freire, associated with the works of Ana Maria Saul, Michael Apple and Gimeno Sacristán for the development of a conceptual framework inspired by Freire, focused on the relationship between theory and practice at the center of a critical curriculum, assumed here as a possibility to represent and better understand this concept, based on Freire, and as a sieve of analysis of the researched context. In the elaboration of the research, the explanatory type and qualitative approach, a literature review was initially carried out, made in the online collection available at the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations - BDTD. Through this analysis was possible to confirm the relevance of the theme, since it was identified, in most of the analyzed researches, a focus on the construction of curricular matrices adapted for Accounting courses in a traditional perspective, and discussions focused on the theory-practice relationship in the curriculum of the researched institutions. The data collection stage of the study was carried out in Juazeiro do Norte, in the state of Ceará, and had as subjects the teachers and students of the Accounting Sciences course of a Higher Education Institution. The procedures that will be used include documentary survey and analysis, application of a diagnostic questionnaire and collective interviews to deepen the understanding of reality. The data obtained was organized and analyzed in structured thematic axes that refer to the conceptual framework based on Freire. Data interpretation was performed through content analysis, institutional documents and subjects statements. Among the main challenges identified, there are the divergences between the theory and practice taught by the teachers and the reality of the region in which the HEI is inserted, coupled with the high pressure from students so that the demands of the world of work are primary goals of the HEI researched. Stimulating the development of Critical Consciousness is sometimes shown to be compromised due to the excessive practice of narration by the teachers. As possibilities to overcome these challenges, there is the adoption of a critical curriculum that, when considering the local reality / cultural diversity of students, promotes the development of critical awareness by stimulating debate with them so that the teaching and learning process takes place dialectically. This research is expected to contribute to the curriculum field by presenting relevant information to rethink curricular processes and practices of undergraduate courses in Accounting, as well as those in related areas, enabling successive and better approximations between theory and practice.
Palavras-chave: currículo; ciências contábeis; pedagogia crítica; Paulo Freire; teoria e prática
curriculum; accounting science; critical pedagogy; Paulo Freire; theory and practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ANDRADE, Juliana Coelho. A relação teorica-prática no currículo de ciências contábeis: perspectivas a partir da pedagogia crítica. 2020. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6101
Data do documento: 20-Fev-2020
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