TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6141
Tipo: Tese
Título : A rede pública de laboratórios de fabricação digital da cidade de São Paulo: as contribuições sociais dos espaços maker para a perspectiva do conhecimento como um comum
Autor(es): Frosch, Renato
Primer Consejero: Monfredine, Ivanise
Primer miembro de la junta: Gomes, Marineide de Oliveira
Segundo miembro de la junta: Alves, Antonio Fernando Gomes
Tercer miembro de la junta: Possani, Lourdes de Fátima P.
Cuarto miembro de la junta : Melo, Douglas Christian Ferrari de
Resumen: Esta pesquisa de doutorado apresenta as análises das contribuições sociais da rede de laboratórios Fab Lab Livre SP sob a perspectiva do conhecimento como um Comum. O Fab Lab Livre SP é uma política pública implementada em São Paulo/SP, em 2015/2016 e que mantém-se ativa até os dias atuais, por meio dos equipamentos chamados de laboratórios de fabricação digital. Os conceitos definidos e debatidos como pressupostos da pesquisa são a cultura maker, os princípios do comum na relação com o conhecimento, o acesso à informação aberta, o neoliberalismo e as contracondutas. O objetivo é analisar criticamente os espaços maker considerando o seu aspecto político, que é tensionado pelo acirramento das contradições trazidas pelo neoliberalismo, que restringe os espaços públicos. O estudo, de caráter qualitativo, teve como base a análise das informações da própria política pública e, sobretudo, dos sujeitos que têm relação com a rede em alguma medida, caracterizando-os como usuários ou representantes de coletivos, técnicos dos laboratórios e gestores da política pública, incluindo o secretário de serviços da capital paulista, na época de implantação da rede. Estes sujeitos foram entrevistados durante o período compreendido entre os anos de 2018 a 2020. A dinâmica de cooperação entre indivíduos e o modo próprio de gestão do conhecimento nos espaços maker, apontam a hipótese de que tal forma de produção do conhecimento induz à necessidade de buscar alternativas de oferta de espaços abertos, públicos e democráticos, por meio de processos vinculados, no caso, ao uso opensource de recursos tecnológicos. Na perspectiva do conhecimento como um Comum, as análises apontam para possibilidades que vão além dos preceitos da política pública, indicando uma via de aplicação da cultura maker na geração de conhecimentos e de formação de quadros vinculados à relação dos sujeitos com a sociedade. Tudo isso, porém, encontra limites impostos pelo neoliberalismo que, ao restringir a participação da esfera pública, impede também a participação cidadã plena, democrática e política, base da proposta da cultura maker.
Abstract : This doctoral research seeks to bring social contributions from the Fab Lab Livre SP laboratory network, under the perspective of knowledge as a common good. Fab Lab Livre SP is a public policy implemented in São Paulo / SP, in 2015/2016, which has been running until nowadays, supported by equipment called digital manufacturing laboratories. The concepts taken as assumptions in this thesis are: maker culture; the knowledge¿s principles as a common good; and access to open information, in face of neoliberalism and its counter-conduct. The objective is to critically examine the maker spaces as a public policy, usually tensioned by the increasing of neoliberalism¿s contradictions effects, which restricts or strives to eliminate the State¿s participation in the supply and management of public facilities. This study qualitative character was based on the information¿s analysis of the public policy itself, mostly the people who somehow were acting in the lab, characterizing them as users, or communities¿ representatives, laboratory technicians and managers of the public policy, including the Secretary of Services of the São Paulo city who was in charge when that Fab Lab facility was implanted. All those subjects were interviewed during the period between 2018 and 2020. The cooperation dynamics among individuals and the proper knowledge management way in the maker spaces suggest the hypothesis that such manner of knowledge production demands in this case a need to look for alternatives to offer public and democratically managed open spaces, through processes linked to the use of opensource technology. From the perspective of knowledge as a common good, the analyzes point to possibilities that go beyond the precepts of public policy, indicating a very productive way of maker culture application both in knowledge generation and in staff training for improve the subjects¿ relationship in social communities. All of this, however, finds limits in the barriers imposed by the neoliberal bias, given that the restricting State participation prevents the expression of full, democratic and political citizen participation as well, which is the basis of the proposal called maker culture.
Palabras clave : cultura maker; política pública; conhecimento como um comum; fab lab livre SP
maker culture; public policy; commons; fab lab livre SP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/6141
Fecha de publicación : 2-sep-2020
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Renato Frosch.pdfTese_Doutorado em Educação5.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.