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https://tede.unisantos.br/handle/tede/6281
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da formação continuada de professores no âmbito do programa educação inovação conectada |
Autor(es): | Moraes, Camila Emilio de |
Primeiro Orientador: | Saul, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Saul, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Tavares C. de |
Quarto membro da banca : | Gomes, Marineide de O. |
Resumo: | No contexto da produção científica que articula educação e tecnologias, evidencia-se uma possível carência formativa na trajetória dos professores, em especial para o uso de tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, o seu potencial motivador nos processos de ensino e aprendizagem. Buscando compreender melhor a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais na educação básica, essa pesquisa se propôs a realizar uma reflexão crítica sobre o Programa Educação Inovação Conectada (PEIC), articulado com políticas públicas já existentes como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o qual tem uma proposta de implementação de ações inovadoras em sala de aula, por meio da tecnologia, e de um plano de formação continuada para professores e gestores com cursos específicos sobre práticas pedagógicas mediadas por tecnologia, cultura digital e outros recursos. A análise desse Programa justifica-se por ser o mais recente sobre uso de tecnologias na educação, por ter a pretensão de abranger todo o Brasil, também pelo fato de que não tenha sido ainda muito estudado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com as seguintes etapas: 1) revisão da literatura, por meio de estudos de dissertações e teses que trataram da temática, objetivando compreender o avanço da produção científica no recorte temático estabelecido para a investigação; 2) estudo de autores que trataram da formação continuada de professores, com destaque para o conceito de formação permanente; 3) análise do Programa Educação Inovação Conectada (PEIC), focalizando a proposta de formação continuada de docentes para e com o uso das tecnologias anunciada pelo programa. Essa pesquisa oferece contribuições para o campo da formação de professores, ao problematizar aspectos importantes da inclusão tecnológica na prática pedagógica de professores, a partir de um quadro crítico de análise. |
Abstract: | In the context of scientific production that articulates education and technologies, there is a possible lack of training in the trajectory of teachers, especially for the use of digital technologies and, at the same time, their motivating potential in teaching and learning processes. Seeking to better understand the continuing teacher education for the use of digital technologies in basic education, this research proposed to carry out a critical reflection on the Brazilian Program ¿Educação Inovação Conectada¿ (PEIC), articulated with existing public policies such as the Brazilian National Education Plan ( PNE) and the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), which has a proposal for implementing innovative actions in the classroom, using technology, and a plan for continuing teacher education and managers with specific courses on mediated pedagogical practices by technology, digital culture and other resources. The analysis of this Program is justified because it is the most recent on the use of technologies in education, because it intends to cover the entire Brazil, also because it has not been studied yet. The research, with a qualitative approach, had the following steps: 1) literature review, through studies of dissertations and theses that dealt with the theme, aiming to understand the advance of scientific production in the thematic framework established for the investigation; 2) study by authors who dealt with the continuing teacher education , with emphasis on the concept of permanent teacher education; 3) analysis of the Brazilian Program ¿Educação Inovação Conectada¿, focusing on the proposal for continuing teacher education for and with the use of technologies announced by the program. This research offers contributions to the field of teacher education, by problematizing important aspects of technological inclusion in the pedagogical practice of teachers, from a critical analysis framework. |
Palavras-chave: | formação continuada; políticas públicas; tecnologias digitais; formação de professores continuing teacher education; public policy; digital technologies; teacher education; permanent teacher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MORAES, Camila Emilio de. Análise da formação continuada de professores no âmbito do programa educação inovação conectada. 2020. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/6281 |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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