TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título : Professores de língua portuguesa e matemática: representações sociais sobre a docência
Otros títulos : Portuguese language and mathematics teachers: social representations about teaching
Autor(es): Santos, Marli dos Reis dos
Primer Consejero: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Primer miembro de la junta: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo miembro de la junta: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Tercer miembro de la junta: Ens, Romilda Teodora
Cuarto miembro de la junta : Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Quinto miembro de la junta: Pinto, Alexandre Saul
Resumen: Este trabalho desenvolve-se a partir do Projeto maior intitulado ¿O Professor do Ensino Fundamental II: políticas, práticas e representações¿, e tem como objetivos analisar e compreender as representações sobre a docência dos Professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam anos finais do Ensino Fundamental da rede pública da região da Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Nesta perspectiva fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2012), complementada pela Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1996, 1998, 2001), introduzindo uma breve reflexão sobre o conceito de identidade, discutido por Dubar (1998, 2005, 2006), Hall (2000), Placco e Souza (2010, 2011), entre outros. O estudo assume uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa, estruturando-se nas seguintes fases: aplicação de questionário para 157 professores, sendo 90 da disciplina de Língua Portuguesa e 67 de Matemática; entrevistas com 11 professores, incluindo 15 narrativas, que versam sobre sua formação e exercício docente na tentativa de captar o que significa a docência e os motivos que os levaram a escolher essa profissão. A seleção desses professores recaiu por lecionarem disciplinas, que estão na linha ¿de frente¿ das avaliações de larga escala, enfrentando desafios e pressões por resultados satisfatórios nas avaliações, tais como SAEB e SARESP. Depreendeu-se que os sujeitos da pesquisa ancoram o sentido sobre a docência em duas dimensões: pessoal e profissional. A primeira, pessoal, coloca acento na imagem que os sujeitos têm da docência de dentro para fora, carregando o sentido de aprender como um processo contínuo e, em consequência, como uma ação que enriquece a profissão e promove mudanças sociais; a segunda, profissional, seria a imagem que os sujeitos têm do exercício docente, de fora para dentro, trazendo o pensamento deles envolvido na ação de ¿ensinar¿, que se traduz em essencialidade, quando instiga transformação de vidas. Estas dimensões desdobram-se em sete unidades de sentido que se entrelaçam, mapeando a docência como idealizada, instrumento de transformação, vocação, desvalorizada e de um exercício da profissão ligado às vivências significativas e dilemas, de transformação e de afetividade. Os dados empíricos demonstram que os professores, sujeitos da pesquisa, representam e conferem um status à docência de missionária, redentora e transformadora de indivíduos e da sociedade. Assim, os professores produzem, comunicam e compartilham o pensamento de essencialidade à docência a partir da constituição de um saber identitário, que a caracteriza como produtora de sentido no contexto da transformação social.
Abstract : This work develops from the larger Project entitled ¿The Teacher of Elementary Education II: policies, practices and representations¿, and aims to analyze and understand the representations about the teaching of Portuguese and Mathematics Teachers, who work in final years of Public Elementary School in the metropolitan region of Baixada Santista (RMBS). In this perspective it is based on the Theory of Social Representations (TRS) (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2012), complemented by the Theory of the Central Nucleus (ABRIC, 1996, 1998, 2001), introducing a brief reflection on the concept of identity, discussed by Dubar (1998, 2005, 2006), Hall (2000), Placco e Souza (2010, 2011) among the others. The study takes a qualitative and quantitative research approach, structured in the following phases: application of a questionnaire to 157 teachers, 90 of them in the Portuguese Language and 67 in Mathematics; interviews with 11 teachers, including 15 narratives, which deal with their training and teaching practice in an attempt to capture what teaching means and the reasons that led them to choose this profession. The selection of these teachers fell back for teaching subjects, which are at the ¿front line¿ of large-scale assessments, facing challenges and pressures for satisfactory results in assessments, such as SAEB and SARESP. It was found that the research subjects anchor the meaning of teaching in two dimensions: personal and professional. The first emphasizes the image that subjects have of teaching from the inside out, carrying the sense of learning as a continuous process and, as a consequence, as an action that enriches the profession and promotes social changes; the second, professional, would be the image that the subjects have of the teaching exercise, from outside to inside, bringing their thinking involved in the action of ¿teaching¿, which translates into essentiality when it instigates life transformation. These dimensions unfold into seven units of meaning, which intertwine, mapping teaching as idealized, as an instrument of transformation, vocation, devalued and an exercise of the profession linked to significant experiences and dilemmas, of transformation and affection. The empirical data demonstrate that the professors, subjects of the research, represent and give a status to teaching as a missionary, redemptive and transforming individuals and society. Thus, teachers produce, communicate and share the thought of essentiality to teaching from the constitution of an identity knowledge, which characterizes it as a producer of meaning in the context of social transformation.
Palabras clave : docência; educação básica; ensino fundamental II; representações sociais
teachin;. basic education; elementary school II; social representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citación : SANTOS, Marli dos Reis dos. Professores de língua portuguesa e matemática: representações sociais sobre a docência. 2020. 279 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/6583
Fecha de publicación : 28-oct-2020
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

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