TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: As necessidades e expectativas das professoras-estudantes da pedagogia/parfor sobre sua formação docente frente aos desafios da prática profissional
Título(s) alternativo(s): The needs and expectations of teachers/students of pedagogy on their training, and on the obstacles faced on their professional practice
Autor(es): Carvalho, Cristina Pereira
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Primeiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hotte
Terceiro membro da banca: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Resumo: Este trabalho objetiva compreender as necessidades/expectativas das professoras-estudantes da Pedagogia/Parfor (BRASIL, 2009) sobre o contexto de formação docente frente aos desafios da prática profissional. Fundamentando-se na Teoria das Representações Sociais/TRS, de Moscovici (1978), e em autores, que se dedicam à formação e à prática profissional, como Rodrigues e Esteves (1993), Nóvoa (1992, 1995, 1999), Abdalla (2006, 2008, 2011, 2012), Freire (2007), entre outros, a pesquisa se desenvolveu nas seguintes etapas: 1ª aplicação de um questionário para 43 professoras-estudantes, com questões fechadas (32), abertas (04) e palavras de evocação (4), integrado a um Projeto mais amplo relacionado ao Centro Internacional de Representações Sociais-CIERS-ed/FCC e ao Projeto OBEDUC/Capes; 2ª realização do Grupo Focal para 08 destas professoras, aprofundando a temática em questão; e 3ª entrevistas semiestruturadas com 04 professoras, que haviam participado das etapas anteriores, a fim de retomar determinadas questões e aprofundá-las. Com base nos dados, os resultados ancoraram em duas dimensões de análise. Na dimensão formativa, estas professoras destacam as seguintes necessidades: 1º a própria trajetória de formação; 2º a falta de preparação anterior e/ou conhecimento (embasamento teórico); 3º os problemas em conciliar a formação e o trabalho devido à ¿tripla jornada¿. Indicam, também, algumas expectativas, tais como: a) a realização pessoal - ¿ser alguém na vida¿; b) o processo de crescimento intelectual; c) a valorização pessoal - fortalecendo o grau de pertença ao grupo. E, na dimensão profissional, os resultados apontam para a necessidade de: 1º refletir sobre as práticas pedagógicas e vivenciar novas experiências apreendidas na formação; 2º transformar teoria em prática, e a prática em teoria (teorizar sobre a prática); 3º enfrentar as condições de trabalho. Quanto às expectativas profissionais: a) valorização e realização profissional; b) melhor desempenho e responsabilização quanto ao seu trabalho; e c) melhoria nas condições de trabalho e nos planos de carreira. Os resultados apontam para implicações positivas da Pedagogia/Parfor no âmbito da formação e da profissão dessas professoras-estudantes, na medida em que se está fortalecendo o processo de (re)constituição identitária dessas profissionais e possibilitando suprir lacunas no interior da Escola e/ou da sala de aula.
Abstract: This job objectifies to comprehend the needs/expectations of professors/students of Pedagogy (BRAZIL, 2009) on its context of training when faced with obstacles in their professional practice. Focusing on the Theory of Social Representations/TRS, of Moscovici (1978), and in authors, who are dedicated in its training and professional practice, such as Rodrigues and Esteves (1993), Novoa (1992, 1995, 1999), Abdalla (2006, 2008, 2011, 2012) Freire (2007), among others. The research has evolved in the following steps: 1ª application of a questionnaire for 43 professors/students, with closed questions (32) open (4) and words to remember (4), integrated in a Project, more broadly related to the International Center of Social Representation ¿ CIERS-ed/FCC and to the Project OBEDUC/Capes; 2ª creation of the Focus Group for 08 of these teachers, developing the subject area in question; and 3ª semi-structured interviews with 04 teachers that had participated on the previous steps, with the intent of going over certain questions and intensifying them. Based on the data, the results anchored in two dimensions of analysis. On the formative dimension, these teachers showed the following needs: 1ª their own trajectory of formation; 2ª lack of previous training and/or knowledge (Academic basis); 3ª the problems with reconciling the training and work due to the ¿triple journey.¿ Indicated, as well, certain expectations, such as: a) the personal realization ¿ ¿to become somebody in life¿; b) the process of intellectual growth; c) personal appreciation ¿ strengthening the sense of belonging to the group. And, on the professional dimension, the results lead to the necessity to: 1ª reflect over the pedagogical practices and experience new practices learned during training. 2ª transform the theory onto practice, and the practice onto theory (theorize about the practice); 3ª to confront the job conditions. As far as professional expectations: a) value the professional realization; b) to better your performance and responsibility on the job; and c) to better the conditions of your job and on your career plans. Currently, it is noted that the implications of Pedagogy through the training and on the career of these professors-students, is strengthening the process of the reconstitution of identity of these professionals and allowing possibilities for them to meet the needs inside the school and/or outside the classroom.
Palavras-chave: Formação de professores. Necessidades/expectativas. Pedagogia/Parfor. Práticas profissionais. Representações Sociais.
CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CARVALHO, Cristina Pereira. As necessidades e expectativas das professoras-estudantes da pedagogia/Parfor sobre sua formação docente frente aos desafios da prática profissional. 2014. 274 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/661
Data do documento: 2-Jun-2014
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