TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Coordenação de cursos no ensino superior: historiografia e possibilidades de formação para a prática
Autor(es): Caetano, Ilson Tercio
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Segundo membro da banca: Franco, Elize Keller
Terceiro membro da banca: Araújo, Paulo Ferreira de
Quarto membro da banca : Vieira, Marina Tucunduva Bittencourt Porto
Quinto membro da banca: Fernandez, José Dominguez
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação oferecida, ou não, em diferentes categorias administrativas de instituições de ensino superior (pública, privada-particular e comunitária), para os futuros e os atuais coordenadores de curso. A pesquisa se embasa em pensadores que analisam a experiência humana, a educação como um todo, a importância da formação permanente do indivíduo e outras áreas do conhecimento que dão suporte a esta pesquisa. Como linha metodológica foi utilizada a História Oral, com abordagem qualitativa onde se tomou como base os depoimentos dos vários entrevistados - coordenadores de curso, docentes, dirigentes acadêmicos e avaliador do MEC/Inep sobre suas percepções acerca da função de coordenação. Foi elaborada por meio de pesquisa bibliográfica, com levantamento historiográfico da origem das universidades, da chegada do ensino superior ao Brasil até os dias atuais, identificando indicadores da criação dessa função importante, porém pouco debatida, no processo educacional superior e, também, para subsidiar os leitores com uma boa visão legislativa e de sua evolução no cenário universitário. Os dados coletados foram tratados, analisados e compõem este estudo. Como resultado da pesquisa, foi possível verificar a percepção administrativa da direção universitária na não oferta de formação específica para a gestão dos cursos, caracterizar as várias funções do coordenador de curso, explicitar as ações pertinentes e variáveis à sua atuação na organização, no funcionamento de seu curso, na comunidade acadêmica e na sociedade. Pode-se afirmar que, apesar do grande volume de atribuições, evidenciamos muitos favorecimentos pela intervenção deste elemento. Esta pesquisa intenciona contribuir e estimular outros estudos acerca deste tema e, com isso, a percepção sobre os desafios e demandas relativas à função de coordenação, independentemente da categoria institucional.
Abstract: This research aims to investigate the training offered, or not, in different administrative categories of graduate education institutions (public, private and community), for future and current course coordinators. The research is based on thinkers who analyze human experience, education as a whole, the importance of the individual's ongoing training and other areas of knowledge that support this research. Oral History was used as a methodological line, with a qualitative approach based on the testimonies of the various interviewees - programs coordinators, teachers, academic leaders and MEC/Inep evaluator on their perceptions about the coordination role. It was elaborated through bibliographic research, with a brief historiographical survey of the origin of universities, from the beginning of graduate education in Brazil to the present day, identifying indicators of the creation of this important, but little discussed, role in the graduate educational process and, also, for subsidize readers with a good legislative vision and its evolution in the university scenario. The collected data were treated, analyzed and result it on this study. As a result of the research, it was possible to verify the administrative perception of university management in not offering specific training for the management of programs, characterize the various functions of the program coordinator, explain the relevant and variable actions to his/her performance in the organization, in the functioning of its program, in the academic community and in society. It can be said that, despite the large volume of assignments, we have evidenced many favors for the intervention of this element. This research intends to contribute and stimulate other studies on this theme and, with that, the perception about the challenges and demands related to the coordination role, regardless of the institutional category.
Palavras-chave: coordenador de curso; formação do coordenador de curso; funções do coordenador de curso
program coordinator; program coordinator training; Ppogram coordinator role
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: CAETANO, Ilson Tercio. Coordenação de cursos no ensino superior: historiografia e possibilidades de formação para a prática. 2021. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6881
Data do documento: 31-Mar-2021
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