TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: A ação supervisora na região metropolitana da Baixada Santista: tensões entre a instrumentalização e a humanização
Título(s) alternativo(s): The supervisory action in the Baixada Santista Metropolitan Region: tensions between instrumentalization and humanization
Autor(es): Machado, Enéas
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Primeiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo membro da banca: Saul, Alexandre
Terceiro membro da banca: Muramoto, Helenice Maria Sbrogio
Quarto membro da banca : Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Quinto membro da banca: Chede, Rosângela Aparecida Ferini Vargas
Resumo: A Supervisão de Ensino traz, historicamente, enquanto marca identitária, uma ação baseada na inspeção instrumentalizada por auditorias com vistas a fazer cumprir prescrições legais. Há, no âmbito da supervisão, desse modo, uma tensão entre a instrumentalização e a humanização a ser investigada, perscrutando as políticas e processos de formação, que impactam, tensionam e desencadeiam os processos de profissionalização dos trabalhadores da educação. Face a esses aspectos, esta Tese tem como objetivo central, analisar as tensões entre a instrumentalização e a humanização da ação supervisora dos profissionais das Secretarias de Educação (SEDUCs) da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), no sentido de compreender as representações sociais e profissionais que os supervisores incorporam em sua (re) constituição identitária profissional, para que seja possível ampliar os horizontes da supervisão e promover uma consciência social, humanizadora, mais democrática e compromissada politicamente. E, diante desse objetivo geral, a Tese se centra na defesa de que, ao analisar as tensões entre a instrumentalização e a humanização, que delineiam relações normativas e autoritárias, de um lado, e relações humanizadoras ou emancipatórias, de outro, desde uma perspectiva histórica a uma perspectiva psicossocial, consideramos a necessidade de se compreender e analisar as representações sociais/profissionais dos supervisores de ensino das SEDUCs (RMBS) sobre sua própria atuação profissional, para que seja possível ressignificar suas práticas profissionais no âmbito da Escola pública e contribuir para novas reflexões e ações no campo da supervisão de ensino. Nesta perspectiva o estudo apresenta, como fundamentação teórico-metodológica, a Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1961, 1978, 2003, 2010, 2012), e a Teoria da Ação de Bourdieu (1992a, 1992b, 1994, 1996a, 1996b, 1998a, 1998b, 2007, 2011), assim como os aportes teóricos de Dubar (1997, 2005, 2006, 2012) a respeito da constituição identitária, e de Blin (1997) e Abdalla (2006, 103b, 2017a, 2017b) em relação às representações profissionais. A análise, também, fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam o campo da formação de professores e, mais especificamente, o da supervisão de ensino e das políticas que a orientam. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e documental, e que se utiliza da técnica de análise de conteúdo dos dados referentes ao questionário semiestruturado aplicado junto dos supervisores de ensino das SEDUCs (RMBS), e das entrevistas narrativas, realizadas com quatro supervisores, para aprofundar a análise. Destacam-se duas dimensões de análise: a Instrumentalizadora, identificando como categoria de análise - Relações Normativas e Autoritárias e suas unidades de sentido -, e a Humanizadora ou Emancipatória, que tem como categoria de análise - Representações Profissionais: tensões entre relações autoritárias e humanizadoras e suas respectivas unidades de sentido. Como resultado, nota-se a prevalência das marcas profissionais burocráticas e controladoras em que o viés instrumentalizador, cartorário e fiscalizador é reforçado por políticas governamentais, que inquietam a ação supervisora. Por fim, considera-se que a supervisão de ensino necessária precisa enfrentar as tensões entre a instrumentalização e a humanização, superar as contradições, demover o determinismo legal, de modo a assumir relações horizontalizadas, nos níveis decisórios, e compromissos com o público (os sujeitos coletivos), para que se tenha uma visão de conjunto: radical e includente.
Abstract: School Supervision historically has as an identity mark an action based on instrumentalized inspection through audits aiming to enforce legal prescriptions. Therefore, examining the policies and processes of educational training, which impact, tension, and trigger the professionalization processes of education workers, there is, in the scope of supervision, a tension between instrumentalization and humanization to be investigated. Hence, the main purpose of the present thesis is to analyze the tensions between instrumentalization and humanization of the supervisory action of the education workers from the Education Departments (SEDUCs) in the Baixada Santista Metropolitan Region (RMBS), in order to understand the social and professional representations that supervisors incorporate in their (re)building of their professional identity so that it is possible to expand the horizons of supervision and promote a social, humanizing, more democratic and politically committed consciousness. In view of the main objective, the Thesis focuses on the defense that - when analyzing the tensions between instrumentalization and humanization, which outline normative and authoritarian relations, on the one hand, and humanizing or emancipatory relations, on the other hand- it is necessary to understand and analyze the social/professional representations of school supervisors of the SEDUCs (RMBS) about their own professional performance from a historical perspective to a psychosocial perspective so that it is possible to reframe their professional practices within the scope of the public school and to contribute to new reflections and actions in the field of school supervision. From this perspective, the study presents the Theory of Social Representations (TRS), Moscovici (1961, 1978, 2003, 2010, 2012), and Bourdieu's Theory of Action (1992a, 1992b,1994, 1996a, 1996b, 1998a, 1998b, 2007, 2011) as a theoretical-methodological basis, as well as Dubar's theoretical contributions (1997,2005, 2006, 2012) regarding the identity constitution, and Blin (1997) and Abdalla (2006, 103b, 2017a, 2017b) regarding the professional representations. The analysis is also founded on theoretical references that discuss the field of teacher education and, more specifically, the field of school supervision education and its guideline policies. The research approach is qualitative, exploratory, and documentary. The technique of content analysis of the data from the semi-structured assessment applied to school supervisors from SEDUCs (RMBS), and narrative interviews that were conducted with four supervisors are used to deepen the analysis. Two dimensions of analysis stand out: the Instrumentalizing dimension, identifying as a category of analysis - Normative and authoritarian relations and its units of meaning; and the Humanizing or Emancipatory dimension, which discuss the analysis category - Professional representations: tensions between authoritarian and humanizing relationships and their respective units of meaning. As a result, it is observed a prevalence of bureaucratic and controlling professional marks, in which the instrumentalizing, bureaucratic and supervisory bias is reinforced by government policies, that disquiet the supervisory action. Finally, it is considered that the required school supervision must face the tensions between instrumentalization and humanization, overcome contradictions, dissuade legal determinism, aiming to assume horizontal relations at the decision-making level, and commitments to the public (the collective subjects), in order to have a vision of the entirety: radical and inclusive.
Palavras-chave: representações profissionais; ação supervisora e suas marcas; instrumentalização e humanização; tensões entre relações autoritárias e humanizadoras
professional representations; supervisory action and its marks; instrumentalization and humanization; tensions between authoritarian and humanizing relationships
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: MACHADO, Enéas. A ação supervisora na região metropolitana da Baixada Santista: tensões entre a instrumentalização e a humanização. 2021. 252 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6901
Data do documento: 17-Mai-2021
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