TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
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Tipo: Dissertação
Título : Fatores de sono e trabalho associados à necessidade de recuperação após o trabalho entre pilotos da Aviação Civil Brasileira
Otros títulos : Sleep and work factors associated with greater need for recovery after work among Brazilian civil aviation pilots
Autor(es): Alves, Francisco Paulo de Andrade
Primer Consejero: Marqueze, Elaine Cristina
Primer miembro de la junta: Marqueze, Elaine Cristina
Segundo miembro de la junta: Barros, Claudia Renata dos Santos
Tercer miembro de la junta: Costa, Aline da Silva
Resumen: Introdução: O trabalho do piloto de avião é realizado em horários irregulares, afetando diretamente seu sono e, consequentemente, seu trabalho. A recuperação após o trabalho é importante para o bom desempenho do piloto. Objetivo: Avaliar os fatores de sono e trabalho associados à maior necessidade de recuperação após o trabalho entre pilotos da aviação civil brasileira. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico com delineamento transversal, numa população de 2.530 pilotos da aviação comercial que faziam voos de rotas nacionais e internacionais, cadastrados na Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC). Dentre aqueles que aderiram à pesquisa, 1.234 pilotos constituíram a amostra após os critérios de exclusão. Utilizou-se um questionário online para realização da coleta, incluindo dados sociodemográficos, de saúde, de estilo de vida e trabalho. A descrição da amostra foi realizada através de frequências absolutas e relativas. Para comparação entre os grupos utilizou-se os testes de hipóteses Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Posteriormente foi realizada a regressão de Poisson com variância robusta para estimar a razão de prevalência dos fatores associados à maior necessidade de recuperação após o trabalho, sendo esta a variável dependente; as variáveis independentes foram relacionadas ao sono e ao trabalho, e as variáveis de ajuste foram: idade, sexo, crianças menores de 12 anos em casa, risco alto para apneia do sono. O nível de significância adotado em todos os testes foi de 5% e as análises estatísticas foram realizadas no Stata 12.0. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo masculino (97,1%), possuía companheiro(a) (84,3%) e não possuía crianças menores de 12 anos em sua residência (61,3%) e tendo idade média de 39,1 anos (DP=9,8 anos). A maioria dos pilotos apresentou uma grande necessidade de recuperação após o trabalho (58,2%). Os fatores associados à maior necessidade de recuperação após o trabalho no modelo múltiplo foram a não percepção de sono suficiente (RP 1,12, IC 95% 1,01-1,25), percepção de qualidade regular do sono (RP 1,23 IC 95% 1,09-1,38), apresentar um ou mais sintomas de insônia (RP 1,48, IC 95% 1,30-1,68), ser piloto e copiloto internacional (RP 1,52, IC 95% 1,25-1,85 e RP 1,39, IC 95% 1,14-1,69), trabalhar sete ou mais noites consecutivas (RP 1,48, IC 95% 1,03-2,12), folgar menos de dez dias por mês (RP 1,13 IC 95% 1,01-1,26), ter frequentes atrasos operacionais (RP 1,70, IC 95% 1,07-1,28), e ter uma capacidade moderada ou baixa para o trabalho (RP 1,13, IC 95% 1,03-1,24). Conclusão: Os pilotos da aviação civil brasileira apresentam uma grande necessidade de recuperação após o trabalho, em que os aspectos organizacionais, tais como longas jornadas de trabalho, poucos dias de folga e função foram inter-relacionados a problemas do sono e contribuíram fortemente para essa elevada prevalência de sintomas de fadiga.
Abstract : Introduction: The work of pilot is performed at irregular times, directly affecting sleep and consequently work capacity. Recovery after work is important for the good performance of the pilot. Objective: To evaluate sleep and work factors associated with the greater need for recovery after work among Brazilian civil aviation pilots. Methods: This is an epidemiological study with cross-sectional design, in a population of 2,530 commercial aviation pilots flying domestic and international routes, registered at the Brazilian Association of Pilots of Civil Aviation (ABRAPAC). Among those who joined the survey, 1,234 pilots composed the sample after the exclusion criteria. An online questionnaire was used to collect data, including socio-demographic, health, lifestyle and work data. The sample was described using absolute and relative frequencies. Pearson's Chi-square hypothesis or Fisher's exact test was used to compare groups. Subsequently, Poisson regression with robust variance was performed to estimate the prevalence ratio of the factors associated with the greater need for recovery after work, this being the dependent variable; the independent variables were related to sleep and work, and adjustment variables were age, sex, children under 12 at home and high risk for sleep apnea. The level of significance adopted in all tests was 5% and statistical analyzes were performed in Stata 12.0. Results: The majority of the participants were male (97.1%), had a partner (84.3%), had no children under 12 years of age in their residence (61.3%) and a mean age of 39.1 years (SD = 9.8 years). Most of the pilots presented a great need for recovery after work (58.2%). The factors associated with the greater need for recovery after work in the multiple model were not perceived sufficient sleep (PR 1.12, 95% CI 1.01-1.25), perception of regular quality of sleep (PR 1.23 95% CI 1.09-1.38), one or more symptoms of insomnia (RP 1.48, 95% CI 1.30-1.68), being pilot and international co-pilot (RP 1.52, 95% CI 1.25-1.85 and RP 1.39, 95% CI 1.14-1.69), working seven or more consecutive nights (RP 1.48, 95% CI 1.03-2.12), less than ten days-off per month (RP 1.13 95% CI 1.01-1.26), frequent operational delays (RP 1.70, 95% CI 1.07-1.28), and having moderate or low capacity to work (RP 1.13, 95% CI 1.03-1.24). Conclusion: Brazilian civil aviation pilots have a great need for recovery after work, in which organizational aspects, such as long working hours, few days-off and function were interrelated to sleep problems, which contributed high prevalence of symptoms of fatigue.
Palabras clave : recuperação após o trabalho; sono; saúde; pilotos; aviação civil brasileira.
recovery after Work; sleep; health; pilots; brazilian civil aviation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citación : ALVES, Francisco Paulo de Andrade. Fatores de sono e trabalho associados à necessidade de recuperação após o trabalho entre pilotos da Aviação Civil Brasileira. 2018. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, 2018
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7003
Fecha de publicación : 17-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Saúde Coletiva

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