TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7082
Tipo: Dissertação
Título: Programa especial de formação pedagógica do Centro Paula Souza/SP: uma análise crítica
Autor(es): Santos, Andrea Cristina dos
Primeiro Orientador: Gomes, Marineide de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gomes, Marineide de Oliveira
Segundo membro da banca: Minhoto, Maria Angélica Pedra
Terceiro membro da banca: Monfredini, Ivanise
Quarto membro da banca : Fusari, José Cerchi
Quinto membro da banca: Pimenta, Selma Garrido
Resumo: A pesquisa intencionou analisar criticamente o Programa Especial de Formação Pedagógica (PEFP) para Professores da Educação Profissional oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS/SP), de modo particular a partir do 1997, com o objetivo de identificar e compreender os aspectos estruturais da formação pedagógica ofertada para os professores do ensino técnico de nível médio do CPS/SP. Buscou-se problematizar as estratégias para a formação crítica e emancipatória, articulado na unidade teoria e prática e a formação direcionada às demandas do mercado de trabalho, face ao contexto de influências e de produção de documentos normativos e legais do Programa. Adotou-se a abordagem documental de caráter qualitativo para interpretação dos dados e análise de conteúdo, com o estudo de seis documentos caracterizados como normativos e orientadores do PEFP/CPS e a literatura pertinente ao assunto abordado neste trabalho, complementada com entrevista semiestruturada com um profissional com experiência em assessoria e formação de professores (em geral e para o ensino profissional). Os resultados da pesquisa demonstram que o PEFP do CPS reitera a histórica característica de formação emergencial de professores, compatível com um modelo tecnicista e instrumental. Contudo, percebemos os esforços da instituição em disponibilizar ações para a formação de professores, cabendo-nos, na presente pesquisa, explicitar criticamente os fundamentos e as intencionalidades do referido Programa.
Abstract: The research aimed to critically analyze the Special Program for Pedagogical Training (PEFP) for Professional Education Teachers offered by the Paula Souza Center (CPS/SP), particularly from 1997, with the aim of identifying and understanding the structural aspects of training pedagogical course offered to secondary level technical education teachers at CPS/SP. We sought to problematize the strategies for critical and emancipatory training, articulated in the theory and practice unit, and training aimed at the demands of the labor market, given the context of influences and the production of normative and legal documents of the Program. A qualitative documentary approach was adopted for the interpretation of data and content analysis, with the study of six documents characterized as normative and guiding the PEFP/CPS and the literature relevant to the subject addressed in this work, complemented with a semi-structured interview with a professional with experience in advising and training teachers (in general and for professional education). The research results demonstrate that the CPS PEFP reiterates the historical characteristic of emergency teacher training, compatible with a technical and instrumental model. However, we perceive the institution's efforts to provide actions for teacher training, and in this research, it is up to us to critically explain the foundations and intentions of the aforementioned Program.
Palavras-chave: educação e trabalho; educação profissional; formação para professores da educação profissional; capacitação profissional; formação profissional
education and work; professional education; training for professional education teachers; professional training; vocational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SANTOS, Andrea Cristina dos. Programa especial de formação pedagógica do Centro Paula Souza/SP: uma análise crítica. 2021. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7082
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Cristina dos Santos.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.