Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/721
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Estágio em um curso de pedagogia a distância: a visão dos alunos. |
Título(s) alternativo(s): | Internship in a distance learning pedagogy class: the student¿s vision. |
Autor(es): | Lima, Marlene Haidem de Souza |
Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Segundo membro da banca: | Silva, Vandré Gomes da |
Terceiro membro da banca: | Camargo, Eliana Nardelli de |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo pesquisar o Estágio Curricular Supervisionado, na modalidade Educação a Distância (EaD), a partir da dinâmica observada de alunos de um curso de Pedagogia, na modalidade EaD, de uma universidade privada do Estado de São Paulo. Para tanto, se utilizou os relatos e as reflexões dos alunos sobre o estágio que estavam realizando. A questão norteadora da pesquisa foi investigar ¿Qual a contribuição do estágio supervisionado para a formação dos alunos de um curso de Pedagogia a distância?¿. Como fundamentação teórica, o estudo considerou as reflexões de Pimenta e Lima (2010), entre outros, dentro do pressuposto de que o estágio não pode ser visto somente como cumprimento protocolar na formação de um futuro professor. A pesquisa, de abordagem qualitativa, privilegiou o estudo de caso, utilizando-se da análise dos relatórios de alunos enviados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio do exercício de reflexão sobre o estágio, e, num segundo momento, dos dados de um questionário exploratório respondido por alunos estagiários sobre as atividades do estágio presencial em uma escola cedente. Trata-se, portanto, de instrumentos empregados com o objetivo de conhecer as reflexões dos alunos enviadas ao AVA e também, no ambiente presencial, com vistas ao confronto entre os dois momentos do estágio, ou seja, no ambiente virtual e no presencial. Os estudos pontuais analisados confirmaram a visão positiva dos estudantes sobre o estágio para o conhecimento e incentivo da profissão docente. Houve destaque para a receptividade dos professores e das escolas onde ocorreram os estágios, sinalizando uma dimensão afetiva dos alunos em relação a essa fase da formação dos futuros professores. A questão da relação entre teoria e prática não encontrou aprofundamento por parte dos estagiários. |
Abstract: | This study had as purpose to research Supervised Internship, beginning from the observed dynamics of students in a distance learning pedagogy class, of a private university from São Paulo, and therefore it utilized reports and reflections of these students about the accomplished internship. This research leading question was to investigate ¿Which is the contribution of supervised internship for the students graduation in a distance learning pedagogy class?¿. As theoretical groundwork, this study utilized observations of Pimenta and Lima (2010), among others, considering that internship cannot be seen just as a bureaucratic fulfillment in the graduation path of a future professor. The research, which used a qualitative approach, focused case study, using the analysis of ten students reports sent to the Virtual Learning Environment (VLE) through the exercise of reflection about the internship, and, at a second moment, it took the data of an exploratory questionnaire answered by eleven students interns about the internshipfulfilled activities in a transferor school. Therefore, it is about employed instruments which objective is to know the students reflections sent to Virtual Learning Environment (VLE) and, also, in the classroom, in order to trace a parallel between the two internship moments, in other words, in the virtual environment and the classroom. The specific studies analyzed confirmed the positive sight of the internship students for the knowledge and encouragement of the teaching profession. There was emphasis on the responsiveness of professors and schools where occurred the internships, signaling an affective dimension of students relative to this phase of training of future teachers or professors. The question of the relationship between theory and practice did not find deepening by the trainees. |
Palavras-chave: | estágio; curso de pedagogia; educação a distância; formação inicial |
CNPq: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | LIMA, Marlene Haidem de Souza. O Estágio em um curso de pedagogia a distância: a visão dos alunos. 2013. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/721 |
Data do documento: | 18-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marlene Haidem.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 548.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.