Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/7223
Tipo: | Dissertação |
Título : | Os desafios da educação para o pensar: um olhar sobre o ensino de filosofia nas etapas elementares da educação básica no município de Itupeva/SP |
Autor(es): | Silva, William Luiz da |
Primer Consejero: | Gomes, Marineide de Oliveira |
Primer miembro de la junta: | Gomes, Marineide de Oliveira |
Segundo miembro de la junta: | Almeida, Maria Isabel de |
Tercer miembro de la junta: | Lorieri, Marcos Antonio |
Cuarto miembro de la junta : | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Quinto miembro de la junta: | Monteiro, Silas Borges |
Resumen: | A pesquisa, de base qualitativa, se justifica pela importância e urgência da reinvenção das escolas nos moldes tradicionais de ensinar-aprender, em que (em geral) a criança/estudante tem papel passivo e a escola apresenta-se como instituição reprodutora de modelos sociais dominantes e que não contribui para uma formação integral e emancipadora dos estudantes e dos demais sujeitos (internos e externos à escola) que dela participam. Intenciona compreender e analisar os desafios de uma Política Pública de Ensino de Filosofia para crianças na rede municipal de Educação do município de Itupeva/SP (na forma de estudo de caso) ¿ e a presença dessa Política na organização curricular das escolas públicas daquela localidade, uma vez que o ensino de Filosofia faz parte da estrutura curricular das etapas elementares da educação básica do município. Para essa finalidade problematiza as bases teórico-práticas que sustentam as comunidades de investigação/educação para o pensar (Lipman, 1995) e as comunidades aprendentes/de aprendizagem (Hargreaves, 2004; Pacheco, 2008, 2018). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Análise Documental e Grupos Focais com sujeitos que participam dessa Política Pública no município. Os achados da pesquisa evidenciam a importância e o papel das Políticas Públicas Educacionais para a garantia de direitos, bem como as possibilidades de oferta de um ensino diversificado que pode se efetivar a partir da reorganização dos espaços/tempos de aprendizagem, da formação reflexiva de professores e das relações das escolas com os territórios. O estudo contribui para acentuar a importância do ensino de Filosofia para crianças em escolas públicas em um país em que o direito à Educação apresenta-se diferenciado para a população, ao contribuir para o desenvolvimento da curiosidade e da formação de cidadãos críticos e emancipados intelectualmente, desde a infância. |
Abstract : | The research, with quantitative basis, justifies itself through the importance and urgency of school¿s reinvention from the traditional frame of teach-learn in witch (in general) the child/student has a passive role and the school presents itself as the reproductive of the dominant social models and does not contribute to the full and emancipative formation of the students and the further subjects (internal and external to the school) that take part in it. It has the intention of understanding and analysing the challenges of the Public Politics of the Filosofy Tutorship to children in the municipal Education network of Itupeva/SP County¿s (in the form of case study) - and the presence of this Politics in the curricular organization of the public schools of that location, since the tutorship of Philosophy is part of the curricular structure of the elementary stages of the basic education of the County. To that end making further inquiries about the practical-theoretic bases that support the investigation/education communities to the thinking (Lipman, 1995) and the apprenticeship communities (Hargreaves, 2004; Pacheco, 2008, 2018). The research tools used were the Documental Analises and Focal Groups with subjects that took part of this Public Politics of the County. The research findings point out the importance and the role of the Public Education Politics to the assurance of rights, as well as the possibilities of offering a diversified tutorship that may be effective starting from the reorganization of the spaces/learning time, the formation of teachers and the relationship of the schools with the territory. The study contributed to accentuate the importance of Philosophy teaching to children of Public Schools in a country in which Education presents itself differently to the population. By contributing to the development of curiosity and the formation of citizens that are critical and intellectually emancipated, since childhood. |
Palabras clave : | políticas públicas educacionais; escola pública; ensino de filosofia para crianças; educação para o pensar; comunidades de aprendizagem public educational politics; public schools; philosophy teaching for children; thinking education; apprentice communities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | SILVA, William Luiz da. Os desafios da educação para o pensar: um olhar sobre o ensino de filosofia nas etapas elementares da educação básica no município de Itupeva/SP. 2021. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/7223 |
Fecha de publicación : | 19-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
William Luiz da Silva.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.