TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/722
Tipo: Dissertação
Título: A educação de jovens e adultos digital: estudo de caso de uma metodologia como possibilidade emancipadora.
Autor(es): Monteiro, Ligia Di Bella Costa
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primeiro membro da banca: Franco , Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo membro da banca: Fusari, José Cerchi
Terceiro membro da banca: Gilberto , Irene Jeanete Lemos
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a educação de jovens e adultos - EJA e pretende responder à questão problema: quais as possibilidades emancipadoras da EJA Digital na formação de jovens e adultos no ensino fundamental II? Na realização da investigação dos princípios e fundamentos epistemológicos da proposta, procuramos embasamento nos trabalhos desenvolvidos por Freire (1978; 2011a, 2011b, 2011c, 2011d), Gadotti e Romão (2011), Gadotti (1996) Jeffrey e Aguilar (2012), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Beisegel (1974), Mayo (2004), Franco (2011), Lemme (2014) e outros. Desta maneira, buscamos compreender o objeto pesquisado, a educação de jovens e adultos. Por ser a EJA ¿ Digital uma proposta relativamente nova, pois teve início, experimentalmente, no segundo semestre de 2006, a metodologia de pesquisa que melhor se adequou foi o estudo de caso, cujas principais características são explorar profundamente um fato contemporâneo. Para fundamentação metodológica, recorreu-se a Yin (2001) e, para adequá-la as especificidades da educação, utilizamos André (2005). O estudo de caso possibilita a utilização de diversos instrumentos para coleta de dados na pesquisa. O objetivo geral do trabalho é compreender as possibilidades emancipadoras da prática pedagógica EJA Digital para educação de jovens e adultos.
Abstract: This article has as subject the ""Youth and Adults Education"" - known as EJA in Portuguese and intends to answer the main question: ""What are the difficulties and contributions of EJA - Digital for the graduation of youth and adults at middle school?"". During the investigation of epistemological principles and elements of the proposed question we searched for articles developed by Freire (1978; 2011a, 2011b, 2011c, 2011), Gadotti & Romão (2011), Gadotti (1996), Jeffrey & Aguilar (2012), Di Pierro, Joia & Ribeiro (2001), Beigesel (1974), Mayo (2004), Franco (2011) and others. This way, we tried to understand the researched subject (the EJA project). Since the EJA - Digital project is considered a new propose of education (it has began experimentally in the second semester of 2006), the best research methodology found was the case study, which the main feature is to deeply explore current facts. For the methodological foundation, we based it on Yin (2001) researches, and to adapt it to the specificities of education we used André (2005) researches. The case study enables the use of some instruments for the data collection in this research. The overall goal of this article is to understand the possibilities of pedagogical practice of EJA Digital contributions to the youth and adults education.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudo de caso; EJA Digital
youth and adults education; case study; EJA Digital
CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MONTEIRO, Ligia Di Bella Costa. A educação de jovens e adultos digital: estudo de caso de uma metodologia como possibilidade emancipadora. 2014. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/722
Data do documento: 30-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA DI BELLA.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.