TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/723
Tipo: Dissertação
Título: Análise da disciplina perícia contábil em cursos de ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): Analysis of the Forensic Accounting class in Accounting courses
Autor(es): Monteiro, Antonio Alvares
Primeiro Orientador: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Primeiro membro da banca: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Segundo membro da banca: Haas, Célia Maria
Terceiro membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Resumo: A Perícia Contábil é uma das alternativas de atuação profissional para os futuros contadores. A legislação sobre o ensino da contabilidade no Brasil, promulgada a partir dos anos 1990, voltou a determinar a oferta da disciplina Perícia Contábil. A Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, indicou que os cursos de Ciências Contábeis devem formar profissionais aptos a interagir com o contexto atual, o que levou a adequações nos currículos dos cursos e na atuação de professores qualificados nas disciplinas e conteúdos. Com o propósito de contribuir ao estudo da formação do profissional de Contabilidade, no que se refere à sua atuação como Perito Contábil, esta pesquisa tem por objetivos identificar e analisar como a disciplina Perícia Contábil encontra-se inscrita e qual sua importância nos cursos de graduação em Ciências Contábeis oferecidos por Instituições de Educação Superior (IES), de Santos. Para atingir os objetivos de identificação da disciplina e qual sua importância foram realizadas: a) análise das propostas curriculares nacionais para o curso, das ementas da disciplina nas instituições pesquisadas e de seus quadros curriculares, focalizando a disciplina; b) investigação sobre a percepção de alunos e professores a respeito da formação de futuros contadores para exercer a função de Perito Contábil. A consulta usa questionários compostos por questões abertas e fechadas. A análise dos documentos e publicações sobre Contabilidade e sobre o curso de Ciências Contábeis indica que a formação em Perícia Contábil mantém-se em quase toda a história nos cursos estudados. As ementas apresentam-se similares. A carga horária dedicada à disciplina varia entre 80 (oitenta) e 136 (cento e trinta e seis) horas/aula. A consulta a estudantes e profissionais indica interesse na formação, indica que possuem conhecimento sobre o conteúdo da disciplina no curso, percebem sua importância para atuação profissional, sugerem possíveis melhorias para o curso, como aumento da carga horária da disciplina e de atividades práticas. Os resultados obtidos poderão somar-se a outros estudos, possibilitando a melhoria da formação do profissional contábil no Brasil.
Abstract: Forensic Accounting is among the professional alternatives available to future accountants. Legislation on education in Accounting in Brazil, enacted in the 1990s, reinstated Forensic Accounting in the curricula. Resolution CNE/CES N. 10, of 16 December 2004, instructed Accounting courses to train professionals apt to interact with the current context, which led to adjustments in course curricula and brought qualified professors to teach this subject and content. To contribute to the study of the Accounting Professional's training insofar as their role as Forensic Accountants, this study aims to identify and analyze the current status of the Forensic Accounting class and its importance in undergraduate Accounting courses offered by Higher Education Institutions (HEIs) in Santos. To identify the class and its importance, the following was done: a) review of the national curriculum proposals for the course, of the course description, and of the curricular frameworks at the surveyed institutions, focusing on the class, b) investigation of the perception both students and professors have of the training of future accountants to perform Forensic Accounting. The query uses questionnaires consisting of open and closed questions. The analysis of documents and publications on Accounting and of the Accounting course indicates that training in Forensic Accounting has been maintained nearly throughout the entire history of the courses. Course descriptions are similar. The hours devoted to it vary from eighty (80) to 136 (one hundred and thirty six) class hours. A consultation made among students and professionals indicates that they are knowledgeable of the subject's content, realize its importance for professional activities, and recommend possible improvements to the course, such more hours and practical activities. The results could be added to those of other studies, allowing for the improvement of the training for Accounting professionals in Brazil.
Palavras-chave: perícia contábil; formação do contador; ciências contábeis; currículo.
CNPq: CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MONTEIRO, Antonio Alvares. Análise da disciplina perícia contábil em cursos de ciências contábeis. 2014. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/723
Data do documento: 25-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Alvares Monteiro.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.