TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Universidade líquida : discurso pós-moderno, ambivalências e práticas pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Liquid University: post-modern discourse, ambivalences and pedagogical practices
Autor(es): Silva, Roberto Araújo da
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primeiro membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Isabel de
Terceiro membro da banca: Saul, Alexandre
Quarto membro da banca : Goergen, Pedro Laudinor
Quinto membro da banca: Teodoro, António Neves Duarte
Resumo: O estudo investigou o discurso pós-moderno e suas decorrentes ambivalências às práticas pedagógicas universitárias. Nesse sentido, buscou responder ao seguinte problema: quais os rebatimentos do discurso da pós-modernidade para a epistemologia de práticas pedagógicas em universidades? Com abordagem qualitativa, exposta em forma de ensaio, a investigação adotou como procedimento metodológico a pesquisa teórico-bibliográfica. Esse processo foi construído mediante fundamentação teórica que procurou articular análise discursiva lastreada em Michel Foucault e as narrativas sociológicas de Zygmunt Bauman e Boaventura de Sousa Santos. Por um lado, a arqueologia e a genealogia de discursos foram empregadas no intuito de compreender e indicar emergências e procedências da formação discursiva pós-moderna, de outro ponto as sociologias de Bauman e Sousa Santos auxiliaram na apreensão de subsídios para reformulações em princípios e finalidades de práticas pedagógicas universitárias na contemporaneidade. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral: compreender rebatimentos do discurso pós-moderno para a epistemologia de práticas pedagógicas em universidades. O trabalho objetivou, especificamente: desenvolver compreensões da pós-modernidade como discurso; explorar articulações entre o discuro da pós-modernidade e a dinâmica social contemporânea; indicar tensões do discurso pós-moderno às práticas pedagógicas universitárias; oferecer subsídios pedagógicos para essas práticas na atualidade. Os dados da tese indicam que a potência do discurso pós-moderno, aliada às mudanças do e no capitalismo engendram derretimentos ambivalentes na concepção de universidade moderna e na racionalidade de práticas pedagógicas a ela relacionadas. Processos ambíguos que incentivam tanto sua orientação como organizaçao mercantil, quanto sua reconstrução como instituiçao social de caráter público, promotora de justiça social e cognitiva. Assim, o estudo considera que o desenvolvimento e a difusão de racionalidades pedagógicas crítico-decoloniais podem ressignificar práticas e políticas educacionais com vistas à superação da ¿torre de marfim¿, isto é, de concepções que visualizam a universidade como espaço elitista e tradicional para poucos e produtora de perspectivas dogmáticas de conhecimento.
Abstract: It investigates the post-modern discourse and its ambivalences to university pedagogical practices. It seeks to answer the following problem: what are the repercussions of the post-modernity discourse on the epistemology of pedagogical practices in universities? With a qualitative approach and the form of an essay, it adopts the theoretical-bibliographic research as a methodological procedure. This process is built on a theoretical basis that articulates discursive analysis based on Michel Foucault and the sociological narratives of Zygmunt Bauman and Boaventura de Sousa Santos. On the one hand, archeology and the genealogy of discourses were used in order to understand and indicate emergencies and origins of post-modern discourse, on the other hand, the sociologies of Bauman and Sousa Santos contributed to apprehend subsidies for reformulations in principles and purposes of contemporary university pedagogical practices. Thus, it has as its general objective: to understand the repercussions of postmodern discourse for the epistemology of pedagogical practices in universities. It specifically aims to: develop understandings of postmodernity as discourse; explore articulations between the discourse of postmodernity and contemporary social dynamics; indicate tensions from postmodern discourse to university pedagogical practices; offer pedagogical subsidies for these practices today. The research indicates that the power of postmodern discourse, combined with changes in capitalism, produces ambivalent ¿melts¿ in the conception of a modern university and in the rationality of pedagogical practices. Ambiguous processes that both encourage its orientation as a commercial organization and its reconstruction as a social institution with public character, promoting social and cognitive justice. Finally, it considers that the development and diffusion of critical-decolonial pedagogical rationalities can re-signify educational practices and policies with a view to overcoming the ¿ivory tower¿, conceptions that view the university as an elitist and traditional space for a few and a producer of dogmatic perspectives of knowledge.
Palavras-chave: pós-modernidade; educação superior; universidade; práticas pedagógicas
post-modernity; higher education; university; pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: SILVA, Roberto Araújo da. Universidade líquida: discurso pós-moderno, ambivalências e práticas pedagógicas. 2021. 295 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7245
Data do documento: 10-Jul-2021
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