TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Type: Tese
Title: Crianças negras na terra da caridade e da liberdade : um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960
Author(s): Ramos, Sandra Regina Pereira
First Advisor: Barreira, Luiz Carlos
First member of the board: Barreira, Luiz Carlos
Second member of the board: Careno, Mary Francisca do
Third board member: Christofoletti, Rodrigo
Fourth member of the board: Pereira, Maria Apparecida Franco
Fifth board member: Alonso, Leandro da Silva
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo a inclusão de crianças negras no processo educacional das escolas na cidade de Santos, reconhecido reduto do movimento abolicionista do país. Berço de quilombos, a cidade manteve uma sociedade pautada por relações inter-raciais muito peculiares. Adotou-se como eixo modal da pesquisa a frase do brasão da cidade de Santos ¿Terra da caridade e da liberdade!¿ para determinar as possíveis contradições no processo de escolarização de seus ¿filhos¿ e ¿filhas¿ negros, ex-cativos ou livres, diante de uma elite santista fruto de um Brasil escravocrata, entre o período pós-abolição até a década de 1960. A partir de fontes iconográficas, foram atendidas as hipóteses da pesquisa, a partir do estabelecimento dos padrões que constituíram o modus vivendi e o modus operandi da sociedade da época, bem como o entendimento do contexto histórico que se estabeleceu a partir da libertação oficial dos escravos e da Proclamação da República brasileira. Além do acervo fotográfico, utilizaram-se fontes documentais, tais como relatórios de inspetores literários, mapas de classe, ofícios, atas de exames, jornais, petições, entre outras, constantes de acervos públicos e particulares. A narrativa deste estudo foi construída mais pelas ausências do que pelo protagonismo, pois depender das informações oficiais e documentais vinculadas ao negro e à educação se constitui, ainda, um grande desafio.
Abstract: The present study has as its object of study the inclusion of black children in the educational process of schools in the city of Santos, a recognized stronghold of the country's abolitionist movement. Birthplace of quilombos, the city maintained a society based on very peculiar interracial relations. The phrase adopted on the coat of arms of Santos ¿Land of charity and freedom!¿ was used as the modal axis of the research. to determine the possible contradictions in the schooling process of their black ¿sons¿ and ¿daughters¿, ex-captives or free, in front of a Santos elite resulting from a slave-owning Brazil, between the post-abolition period until the 1960s from iconographic sources, the research hypotheses were met, from the establishment of the standards that constituted the modus vivendi and the modus operandi of the society of the time, as well as the understanding of the historical context that was established from the official liberation of the slaves and of the Proclamation of the Brazilian Republic. In addition to the photographic collection, documentary sources were used, such as reports by literary inspectors, class maps, crafts, exam minutes, newspapers, petitions, among others, included in public and private collections. The narrative of this study was built more by absences than by protagonism, since depending on official and documentary information related to blacks and education is still a great challenge.
Keywords: educação; história; criança; exclusão; racismo
education; history; child; exclusion; racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: RAMOS, Sandra Regina Pereira. Crianças negras na terra da caridade e da liberdade: um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960. 2021. 269f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7263
Issue Date: 16-Jun-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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