TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título : Crianças negras na terra da caridade e da liberdade : um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960
Autor(es): Ramos, Sandra Regina Pereira
Primer Consejero: Barreira, Luiz Carlos
Primer miembro de la junta: Barreira, Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Careno, Mary Francisca do
Tercer miembro de la junta: Christofoletti, Rodrigo
Cuarto miembro de la junta : Pereira, Maria Apparecida Franco
Quinto miembro de la junta: Alonso, Leandro da Silva
Resumen: O presente trabalho tem como objeto de estudo a inclusão de crianças negras no processo educacional das escolas na cidade de Santos, reconhecido reduto do movimento abolicionista do país. Berço de quilombos, a cidade manteve uma sociedade pautada por relações inter-raciais muito peculiares. Adotou-se como eixo modal da pesquisa a frase do brasão da cidade de Santos ¿Terra da caridade e da liberdade!¿ para determinar as possíveis contradições no processo de escolarização de seus ¿filhos¿ e ¿filhas¿ negros, ex-cativos ou livres, diante de uma elite santista fruto de um Brasil escravocrata, entre o período pós-abolição até a década de 1960. A partir de fontes iconográficas, foram atendidas as hipóteses da pesquisa, a partir do estabelecimento dos padrões que constituíram o modus vivendi e o modus operandi da sociedade da época, bem como o entendimento do contexto histórico que se estabeleceu a partir da libertação oficial dos escravos e da Proclamação da República brasileira. Além do acervo fotográfico, utilizaram-se fontes documentais, tais como relatórios de inspetores literários, mapas de classe, ofícios, atas de exames, jornais, petições, entre outras, constantes de acervos públicos e particulares. A narrativa deste estudo foi construída mais pelas ausências do que pelo protagonismo, pois depender das informações oficiais e documentais vinculadas ao negro e à educação se constitui, ainda, um grande desafio.
Abstract : The present study has as its object of study the inclusion of black children in the educational process of schools in the city of Santos, a recognized stronghold of the country's abolitionist movement. Birthplace of quilombos, the city maintained a society based on very peculiar interracial relations. The phrase adopted on the coat of arms of Santos ¿Land of charity and freedom!¿ was used as the modal axis of the research. to determine the possible contradictions in the schooling process of their black ¿sons¿ and ¿daughters¿, ex-captives or free, in front of a Santos elite resulting from a slave-owning Brazil, between the post-abolition period until the 1960s from iconographic sources, the research hypotheses were met, from the establishment of the standards that constituted the modus vivendi and the modus operandi of the society of the time, as well as the understanding of the historical context that was established from the official liberation of the slaves and of the Proclamation of the Brazilian Republic. In addition to the photographic collection, documentary sources were used, such as reports by literary inspectors, class maps, crafts, exam minutes, newspapers, petitions, among others, included in public and private collections. The narrative of this study was built more by absences than by protagonism, since depending on official and documentary information related to blacks and education is still a great challenge.
Palabras clave : educação; história; criança; exclusão; racismo
education; history; child; exclusion; racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citación : RAMOS, Sandra Regina Pereira. Crianças negras na terra da caridade e da liberdade: um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960. 2021. 269f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7263
Fecha de publicación : 16-jun-2021
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

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