TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Arte como direito? A formação do professor de artes visuais no Município de São Paulo/SP
Autor(es): Moreira, Ana Márcia Akaui
Primeiro Orientador: Gomes, Marineide de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gomes, Marineide de Oliveira
Segundo membro da banca: Pimenta, Selma Garrido
Terceiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Quarto membro da banca : Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Quinto membro da banca: Araújo, Betania Libâneo Dantas de
Resumo: A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo compreender as organizações curriculares dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais no município de São Paulo, buscando, nos fundamentos teóricos e nos conhecimentos pedagógicos e específicos da formação de professores de Arte, uma reflexão sobre a qualidade desses cursos, aliado à importância do ensino de Artes na educação básica como direito. Considerando as Artes para o desenvolvimento humano (ADORNO, 2018; EISNER, 2008; OSTROWER, 1996) e a sua relação com o aprender e ensinar (como o desenvolvimento das sensibilidades cognitivas), intencionamos compreender a função social das Artes (CONTRERAS 2002; ZEICHNER, 2005) pela análise da organização dos cursos e das orientações legais, considerando a reflexão/crítica e a práxis docente (VÁZQUEZ, 2011; PIMENTA, 2005), a autonomia intelectual e cultural (FREIRE, 1996) e a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018). A pesquisa teve duas etapas: na primeira, de revisão bibliográfica e de análise documental, identificou fontes para mapeamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que mantém cursos de Artes no município de São Paulo, selecionando Matrizes Curriculares (MC) que se sobressaíam em uma perspectiva emancipatório/cultural de professores e das Artes como direito pelo desenvolvimento das sensibilidades cognitivas (criatividade e expressividade), enraizadas culturalmente. Na segunda etapa, também documental, analisamos dois Projetos Pedagógicos dos Cursos (selecionados na primeira etapa), complementado por entrevistas com os coordenadores desses cursos. As análises evidenciaram a existência de poucos estudos sobre a composição curricular da formação de professores de Artes Visuais e de fragilidades e dispersão na organização curricular desses cursos e ainda a intencionalidade na formação de um artista/professor e de um professor/criador (como movimentos de superação e de incorporação), reforçando a importância de uma formação crítico-reflexiva (e emancipatória), ancorada culturalmente e da Arte entendida como direito. Os resultados da pesquisa contribuem ainda para a melhoria da qualidade nesses cursos ¿ na superação de visões educacionais neotecnicistas (instrumentalizadoras e reducionistas) ¿ que, de forma predominante, orientam a formação de professores no país.
Abstract: The research, with a quantitative and qualitative approach, has as objective to understand the curricular organizations of the Degree in Visual Arts courses in the city of São Paulo, seeking, in the theoretical foundations and in the pedagogical and specific knowledge of the training of Art¿s teachers, a reflection on the quality of these courses, allied to the importance of teaching Arts in basic education as a right. Based on contributions about the importance of teaching Arts for human development (ADORNO, 2018; EISNER, 2008; OSTROWER, 1996) and its relationship with knowledge and meanings related to that knowledge (such as the development of the cognitive sensibilities and the meanings related to this knowledge), we intend to understand the social function of the Arts (CONTRERAS 2002; ZEICHNER, 2005) investigating, in Higher Education Institutions (HEI) and in the legal guidelines, the process of education in undergraduate courses for the Visual Arts teacher, considering (between concepts and authors) reflection / criticism and teaching praxis (VÁZQUEZ, 2011; PIMENTA, 2005), intellectual and cultural autonomy (FREIRE, 1996), and the contribution of Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 2018 ). The research had two stages: the first, which has the bibliographic review and document analysis, we identified sources for mapping the HEIs that maintain Arts courses in the municipality of São Paulo, selecting the Syllabi from courses that stood out in an emancipatory / cultural perspective of teachers and Arts as right and humanization due to the development of cognitive sensitivities (creativity and expressiveness), culturally rooted. In the second stage, also documentary, we analysed the Pedagogical Projects of the Courses (selected in the first stage), complemented by interviews with the coordinators of these courses. The analyses evidenced the existence of few studies on the curricular composition of the studies of Visual Arts teachers and the weaknesses and dispersion in the curricular organization of these courses as well as the intentionality in the studies of an artist/teacher and a teacher/creator (as movements of overcoming and incorporation), reinforcing the importance of a critical-reflective (and emancipatory) growth, culturally anchored and of Art understood as a right. The research results also contribute to improving the quality of these courses - in overcoming neo technicist educational visions (instrumentalizing and reductionist) - which, predominantly, guide the training of teachers in the country.
Palavras-chave: licenciatura em artes visuais; organização curricular; função social das artes; arte como direito
bachelor course in visual arts; curriculum organization; social function of arts; art as right
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: MOREIRA, Ana Marcia Akaui. Arte como direito? A formação do professor de artes visuais no Município de São Paulo/SP. 2021. 246 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7383
Data do documento: 12-Mai-2021
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