TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O Colégio Casa de Nossa Senhora em Santos-SP (1933-1947): os caminhos da educação primária e profissionalizante
Autor(es): Lopes, João Pereira
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Apparecida Franco
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Segundo membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Quarto membro da banca : Almeida, Maria Isabel de
Resumo: Esta pesquisa se filia à linha de pesquisa Instituições Educacionais, História, Política e Processos de Gestão. Nesta linha se insere o ¿ Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (Liame), onde se desenvolveu este trabalho, que busca compreender o ensino primário e profissionalizante em Santos/SP (1933-1947), realizado pelas Missionárias de Jesus Crucificado, uma congregação religiosa fundada por d. Francisco Campos Barreto e Maria Villac, em Campinas/SP, em 1928. O interesse do presente estudo é dar a conhecer a importância do trabalho com a educação primária e profissionalizante das referidas missionárias em Santos, pioneiro na época em que foi realizado. Pela íntima correlação, a pesquisa objetiva tratar conjuntamente da atividade em favor do estrato da sociedade a que se dedicavam e da história da congregação, desde sua origem em Campinas, e o ensino primário e profissionalizante oferecido pelo Colégio Casa de Nossa Senhora, fundado e dirigido por elas no período de 1933 a 1947, em Santos/SP. Os objetivos específicos consistirão em pontuar alguns aspectos da história dessa congregação em Campinas, além do contexto da cidade e do nascimento da instituição, e sua expansão territorial. Pretendo mais; identificar os caminhos da educação primária e profissionalizante oferecidos pelo Colégio Casa de Nossa Senhora e o contexto da cidade e dos institutos religiosos no Brasil; destacar as práticas educativas realizadas nesse colégio e sua particular cultura escolar. Pesquisaram-se as fontes da congregação; dialogando com elas, o que se pretendeu foi conhecer a regra, as diretrizes, e a origem desta instituição. A partir deste levantamento documental, encontrar evidências que revelassem práticas educativas e a atuação das missionárias no campo da educação em Santos/SP. A problemática é compreender qual a importância do trabalho com a educação primária e profissionalizante das Missionárias de Jesus Crucificado em Santos. Metodologicamente, esta pesquisa se enquadrou no campo da História da Educação, com o recorte temático na área das Instituições Escolares, tendo como base a pesquisa documental e a bibliográfica. Isto permitiu análises e interpretações das fontes. O levantamento de livros de ata, de livros tombo, além da história contada pela própria instituição. A documentação pesquisada mostrou que, através do Colégio Casa de Nossa Senhora, as missionárias realizaram um trabalho educacional e social reconhecido pela sociedade santista. Esta notabilidade social evidencia os traços da cultura escolar transmitida através de disciplina, matérias, normas e ritos. Tais práticas educativas contribuíram para alcançar o objetivo da formação de alunos cidadãos, conscientes de sua responsabilidade social. A partir destas perspectivas, as categorias que permearam toda a pesquisa foram a Igreja, o Estado, a sociedade e a educação. Tomando estas categorias como norteadoras da pesquisa, foram analisados, em âmbito nacional, os contextos da história da educação, da política e da Igreja, ao longo do período estudado (1933-1947).
Abstract: This research is part of the research line Educational Institutions, History, Politics and Management Processes. In this line is inserted the ¿ Laboratory of Information, Archive and Memory of Education (Liame), where this work was developed, which seeks to understand the primary and professional education in Santos/SP (1933-1947), carried out by the Missionaries of Jesus Crucified, a religious congregation founded by d. Francisco Campos Barreto and Maria Villac, in Campinas/SP, in 1928. The interest of this study is to raise awareness of the importance of working with primary and professional education for the aforementioned missionaries in Santos, a pioneer at the time it was carried out. Due to the intimate correlation, the research aims to jointly address the activity in favor of the stratum of society to which they were dedicated and the history of the congregation, since its origin in Campinas, and the primary and vocational education offered by Colégio Casa de Nossa Senhora, founded and directed by them in the period from 1933 to 1947, in Santos/SP. The specific objectives will consist of pointing out some aspects of the history of this congregation in Campinas, in addition to the context of the city and the birth of the institution, and its territorial expansion. I want more; identify the paths of primary and professional education offered by Colégio Casa de Nossa Senhora and the context of the city and religious institutes in Brazil; highlight the educational practices carried out in this school and its particular school culture. The sources of the congregation were researched; dialoguing with them, what was intended was to know the rule, the guidelines, and the origin of this institution. From this documental survey, find evidence that reveals educational practices and the role of the missionaries in the field of education in Santos/SP. The problem is to understand the importance of working with the primary and professional education of the Missionaries of Jesus Crucified in Santos. Methodologically, this research was framed in the field of History of Education, with a thematic approach in the area of School Institutions, based on documentary and bibliographical research. This allowed for analysis and interpretations of the sources. The survey of minutes and books tombo, in addition to the story told by the institution itself. The researched documentation showed that, through the Colégio Casa de Nossa Senhora, the missionaries carried out an educational and social work recognized by the society of Santos. This social notability highlights the traces of the school culture transmitted through discipline, subjects, norms and rites. Such educational practices contributed to achieving the goal of training citizen students, aware of their social responsibility. From these perspectives, the categories that permeated the entire research were the Church, the State, society and education. Taking these categories as guidelines for the research, the contexts of the history of education, politics and the Church throughout the period studied (1933-1947) were analyzed nationwide.
Palavras-chave: missionárias de Jesus Crucificado; colégio casa de Nossa Senhora; práticas educativas
missionaries of Jesus Crucified; college house of Our Lady; educational practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: LOPES, João Pereira. O Colégio Casa de Nossa Senhora em Santos-SP (1933-1947): os caminhos da educação primária e profissionalizante. 2021. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7403
Data do documento: 31-Ago-2021
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