Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/741
Tipo: | Dissertação |
Título : | Jornal escola e comunidade - A Tribuna, trajetória de uma educadora (1992-2008). |
Autor(es): | Costa, Arminda Tereza dos Santos |
Primer Consejero: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Primer miembro de la junta: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
Segundo miembro de la junta: | Camargo, Eliana Nardelli de |
Tercer miembro de la junta: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Resumen: | Esta dissertação teve como principal busca descrever a trajetória de uma educadora: Silvia Costa, na gestão de um programa de jornal na educação. E apresentar o quanto significativa foi sua contribuição para a educação não só da baixada santista, mas do Brasil como um todo. Há um sobrevoo sobre a história da empresa: A Tribuna de Santos que implantou o programa em sua relação com a comunidade local, ressalta-se a importância da leitura, do instrumento jornal na educação. Destas ferramentas como forma de educação não escolar e não formal. E os propósitos dos programas de jornal na educação, para chegar à analise da gestão desta educadora, no Programa Jornal Escola e Comunidade do Jornal A Tribuna de Santos. A metodologia utilizada foi a histórica através de fontes documentais dos jornais, do acervo pessoal de Silvia Costa e da utilização de entrevistas, trazendo as falas dos parceiros que foram peças importantes desta gestão e que puderam chancelar o trabalho conjunto desta gestora. Conclui-se que o Programa: Jornal Escola e Comunidade auxilia pela coordenação de Silvia Costa sobremaneira o trabalho de professores que a ele aderiram e também os jornalistas envolvidos. |
Abstract : | This work was mainly seeks to describe the trajectory of an educator: Silvia Costa, managing a program on education newspaper. And present as significant was his contribution to education not only of the Santos region, but in Brazil as a whole. There is a flyover on the company's history: The Tribuna de Santos, who implemented the program in their relationship with the local community, we emphasize the importance of reading, the instrument newspaper in education. These tools as a means of non-formal and informal education. And the purpose of the newspaper in education programs, to get to analyze their management educator at the School Journal Community Program and the Journal Tribuna de Santos. The methodology was based on historical documentary sources through the newspapers, the personal collection of Silvia Costa and use of interviews, bringing the speeches of partners that were important parts of this administration and that could to seal the whole of this work manager. It is concluded that the Program: Community College Journal and assists the coordination of Silvia Costa greatly the work of teachers acceded to it and also the journalists involved . |
Palabras clave : | jornal escola comunidade de Santos; leitura e educação não escolar; educadora Silvia Costa community college journal of Santos, reading and education not school, educator Silvia Costa |
CNPq: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | COSTA, Arminda Tereza dos Santos. Jornal escola e comunidade: A Tribuna, trajetória de uma educadora (1992-2008). 2014. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/741 |
Fecha de publicación : | 25-may-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arminda Tereza dos Santos Costa.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 8.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.