TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7683
Tipo: Tese
Título: Avaliação, dispositivo coercitivo do estado neoliberal na formação dos sujeitos : análise do discurso das provas do Enade elaboradas pelo BNI
Título(s) alternativo(s): Evaluation, coercive device of the neoliberal state in the formation of subjects : discourse analysis of the ENADE tests elaborated by the BNI
Autor(es): Fernandes, Virginia Sene
Primeiro Orientador: Monfredini, Ivanise
Primeiro membro da banca: Camba, Mariângela
Segundo membro da banca: Souza, Maria do Rosário Abreu e
Terceiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Quarto membro da banca : Gomes, Marineide de Oliveira
Resumo: Enade, avaliação aplicada aos estudantes de graduação, para mensurar a qualidade dos cursos em IES. Para Foucault, os exames servem como norma de controle sobre os indivíduos, que se tornam ¿assujeitados¿ em seu processo de formação. Defende-se a tese de que as provas, enquanto práticas pedagógicas avaliativas funcionam como dispositivos das tecnologias do poder do Estado neoliberal. O objeto de análise teve foco nas questões do Enade de pedagogia de 2014 e 2017, elaboradas pelo BNI/INEP. O objetivo da pesquisa foi identificar se os itens das provas foram elaborados a partir dos conteúdos curriculares, competências e perfil do aluno previstos nas DCN, e, a partir dos dados obtidos, conhecer qual a influência que os processos de exame e provas podem exercer sobre a formação dos sujeitos. Os fundamentos teóricos-metodológicos utilizados de Foucault sobre o dispositivo de vigilância e controle que as provas exercem sobre a formação dos sujeitos avaliados, e de Dardot e Laval sobre o conceito de avaliação a serviço da lógica do desempenho dos governos neoliberais ao instaurar um estado ¿avaliador¿ que mobiliza instrumentos de poder na formação do sujeito neoliberal. Teve por objetivos específicos: descrever as mudanças ocorridas nas IES sob influência da política neoliberal; descrever os instrumentos de elaboração de itens do BNI; apontar as mudanças do SINAES de uma avaliação emancipatória para função regulatória; analisar o perfil de profissional de educação desejado pelo mercado de trabalho sustentados pelos discursos da governamentalidade neoliberal como verdades; conhecer as percepções e expectativas sobre o Enade, dos estudantes, professores das IES, dos debatedores do webinar. Os instrumentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica; análise de conteúdo das provas na concepção de Bardin; análise de discurso, na perspectiva de Foucault, dos debatedores do webinar promovido pelo SEMESP e dos textos das provas; questionários aplicados a estudantes e professores. Das análises, pode-se afirmar que a avaliação institucional reproduz a lógica da concorrência e da competitividade típicas de um estado neoliberal, ocultando o processo de subjetivação que as tecnologias do poder exercem sobre os indivíduos. A prova elaborada pelo BNI/INEP contém fragilidades ao avaliar a as competências e conteúdos curriculares dos cursos. É um exame que não revela a realidade de cada curso ou instituição, trazendo pouca contribuição a estudantes e gestores das IES e perde a sua credibilidade como política pública, no entanto atende aos interesses do mercado educacional, contribuindo à governança de um estado neoliberal.
Abstract: Enade, assessment applied to undergraduate students, to measure the quality of courses at High Schools. For Foucault, exams serve as a norm of control over individuals, who become ¿subjected¿ in their training process. The thesis is defended that the tests, as evaluative pedagogical practices, function as devices of the technologies of neoliberal state power. The object of analysis focused on the Enade pedagogy questions of 2014 and 2017, prepared by BNI/INEP. The objective of the research was to identify if the items of the tests were elaborated from the curricular contents, competences and profile of the student foreseen in the DCN, and, from the data obtained, to know the influence that the processes of examination and tests can exert on the formation of subjects. The theoreticalmethodological foundations used by Foucault on the surveillance and control device that the tests exert on the formation of the evaluated subjects, and by Dardot and Laval on the concept of evaluation at the service of the logic of the performance of neoliberal governments when establishing a state "" evaluator¿ that mobilizes instruments of power in the formation of the neoliberal subject. Its specific objectives were: to describe the changes that took place in HEIs under the influence of neoliberal policy; describe the instruments for preparing BNI items; to point out the changes of SINAES from an emancipatory assessment to a regulatory function; to analyze the education professional profile desired by the job market supported by neoliberal governmentality discourses as truths; to know the perceptions and expectations about Enade, of the students, professors of the High Schools, of the debaters of the webinar. The methodological instruments were: bibliographic research; content analysis of the evidence in Bardin's conception; discourse analysis, from the perspective of Foucault, of the debaters of the webinar promoted by SEMESP and of the texts of the tests; questionnaires applied to students and teachers. From the analyses, it can be said that institutional evaluation reproduces the logic of competition and competitiveness typical of a neoliberal state, hiding the process of subjectivation that the technologies of power exert on individuals. The test prepared by BNI/INEP contains weaknesses in assessing the competences and curriculum contents of the courses. It is an exam that does not reveal the reality of each course or institution, bringing little contribution to students and managers of High Schools and loses its credibility as a public policy, however it serves the interests of the educational market, contributing to the governance of a neoliberal state.
Palavras-chave: avaliação; banco nacional de itens; enade; foucault
evaluation; national bank of Items; enade; foucault
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: FERNANDES, Virginia Sene. Avaliação, dispositivo coercitivo do estado neoliberal na formação dos sujeitos: análise do discurso das provas do Enade elaboradas pelo BNI. 2021. 310 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7683
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Virginia Sene Fernandes.pdfTese_Doutorado em Educação12.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.