TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Advogados, engenheiros, médicos e professores : a formação de uma rede de intelectuais e o discurso da modernidade educacional na cidade de Santos (1908-1930)
Autor(es): Faria , Luiz Henrique Portela
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Terceiro membro da banca: Santos, Sérgio Ribeiro
Quarto membro da banca : Gonçalves, Mauro Castilho
Quinto membro da banca: Matos, Maria Izilda de Santos
Resumo: A expansão cafeeira, da ferrovia e do porto, bem como a movimentação das ideias liberais, abolicionistas e republicanas, são alguns aspectos que propiciaram a cidade de Santos a deixar suas vestes provincianas, no final do século XIX, e a se tornar uma cidade moderna ¿ conforme os padrões da Belle Epoque brasileira. A educação, nesse processo, foi vista como um instrumento para consolidação da modernidade capitalista e estava estreitamente vinculada à política e à atuação de sujeitos ¿ intelectuais. Esses indivíduos reforçaram ideologicamente, tanto na sociedade civil quanto na sociedade política, o discurso da modernidade educacional. Os intelectuais santistas ¿ não porque nasceram na cidade, mas porque a tornaram palco da sua atuação ¿ agiram, de fato, através dos meios de comunicação da época, sobretudo, por meio dos periódicos, os quais se tornaram a voz de muitos dos membros desse grupo. Esta investigação procurou compreender as práticas sociais desses sujeitos (os intelectuais da educação durante a Primeira República em Santos), observando suas particularidades: o percurso de formação, a atuação política desses intelectuais e as contradições presentes nos embates dessa geração de ilustrados, que disputaram a hegemonia do campo educacional da cidade de Santos. Para isso, analisou-se tanto os discursos existentes nos periódicos da época, sobretudo, jornais, quanto as atas de instituições do período, articulando um diálogo com as evidências ¿ fontes históricas ¿, tanto na sua forma primária quanto na secundária, conforme Thompson. Buscou-se fundamentação teórica em Gramsci e Sirinelli, os quais oferecem a possibilidade de pensar-se acerca da ¿identidade¿ e ¿função¿, bem como as ¿estruturas de sociabilidade¿, respectivamente. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que com a ascensão do Partido Municipal, em 1908, houve o aparelhamento da sociedade civil com a sociedade política, formando uma rede de sociabilidade de intelectuais (orgânicos) que trabalhou para a consecução de um projeto social almejado.
Abstract: The expansion of the coffee production, the railway, and the port, as well as the movement of liberal, abolitionist, and republican ideas, are some of the aspects that propitiated the town of Santos to let its provincial garments, at the end of the 19th century, to become a modern city by the standards of Brazilian Belle Époque. During this process, Education was seen as an instrument to consolidate the capitalist modernity, and it was strictly attached to politics and the subjects' acting ¿ intellectuals. These individuals ideologically reinforced, both in civil and political society, the discourse of educational modernity. The intellectuals from Santos ¿ not because they were born in the town but for turning it the stage of their action ¿ acted, in fact, through the communication means of the time. Above all, through periodicals, which became the voice of many members of this group. This investigation aimed to understand the social practices of these subjects (the intellectuals of Education during the First Republic of Santos) by observing their particularities: the qualification path, the political activity of these intellectuals, and the contradictions present in the clashes of this generation of enlightened ones, that fought for the hegemony of the educational field in the town of Santos. For that, we analyzed discourses from the time¿s periodicals, mainly newspapers, and the minutes of the institutions of the time, articulating a dialogue with the evidence ¿ historical sources ¿ in its primary and secondary forms, according to Thompson. We sought theoretical foundation in Gramsci and Sirinelli, who offer a possibility to reflect about ¿identity¿ and ¿function¿, as well as ¿sociability structures¿, respectively. Among the obtained results, it was identified that with the ascension of the Partido Municipal in 1908, there was the rigging of the civil society with the political society, forming a network of sociability for intellectuals (organic) that worked to the consecution of a desired social project.
Palavras-chave: educação; intelectuais; modernidade capitalista; Santos
capitalist modernity; education; intellectuals; Santos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Direito
Citação: FARIA, Luiz Henrique Portela. Advogados, engenheiros, médicos e professores : a formação de uma rede de intelectuais e o discurso da modernidade educacional na cidade de Santos (1908-1930). 2021. 285f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7763
Data do documento: 10-Nov-2021
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