TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7904
Tipo: Dissertação
Título : As escolas modernas franco-belga-russa e russa de violino: histórias e memórias
Autor(es): Oliveira, Yasmim Farah de
Primer Consejero: Barreira, Luiz Carlos
Primer miembro de la junta: Barreira, Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Pinto, Alexandre Saul
Tercer miembro de la junta: Scarfoni, Eduardo Norcia
Cuarto miembro de la junta : Caetano, Ilson Tercio
Resumen: Esta dissertação de mestrado versa sobre as influências exercidas pelas escolas modernas de violino franco-belga–russa e russa nos processos de formação do violinista, na visão de três professoras que são referências no ensino profissional de violino no Brasil: Maria Fernanda Krug, Andréa Campos e Cecília Guida. Carl Flesch e Ivan Galamian são considerados, respectivamente, os principais expoentes dessas duas escolas. O objetivo visado, na investigação, foi compreender em que medida os preceitos de ordem técnica e estética propostos por esses dois violinistas determinam a visão de mundo de professores e estudantes de violino. Em outras palavras, verificar como tais preceitos foram e são apropriados por aqueles que atuam no meio violinístico. Assim, dois movimentos de pesquisa foram simultaneamente considerados: o de reconstrução da genealogia de ambas as escolas de violino, recorrendo-se a fontes documentais e bibliográficas; e o de produção de narrativas de professoras de violino, que foram pautadas por procedimentos de pesquisa observados pela História Oral. Conceitos como os de “experiência”, “educação”, “tradição”, “escola”, assim como os propriamente relacionados às práticas de pesquisa em História Oral, como os de “rede”, “tom vital”, “transcrição” e “textualização” de entrevistas estão presentes, não apenas na exposição dos resultados da pesquisa, mas também na condução da própria investigação.
Abstract : This dissertation deals with the influences exerted by the modern French-Belgian-Russian and Russian violin schools on the violinist training processes, in the view of three teachers who are references in professional violin teaching in Brazil: Maria Fernanda Krug, Andréa Campos and Cecília Guida. Carl Flesch and Ivan Galamian are considered, respectively, the main exponents of these two schools. The aim of the investigation was to understand to what extent the technical and aesthetic precepts proposed by these two violinists determine the worldview of violin teachers and students. In other words, verifying how such precepts were and are appropriated by those who work in the violin field. Thus, two research movements were simultaneously considered: the reconstruction of the genealogy of both violin schools, using documentary and bibliographic sources; and the production of narratives by violin teachers, which were guided by research procedures observed by Oral History. Concepts such as "experience", "education", "tradition", "school", as well as those properly related to research practices in Oral History, such as "network", "vital tone", "transcription" and " textualization” of interviews are present, not only in the presentation of the research results, but also in the conduct of the investigation itself.
Palabras clave : escola franco-belga-russa de violino Carl Flesch; escola russa de violino Ivan Galamian; Maria Fernanda Krug; Andréa Campos; Cecília Guida
french-Bblgian-russian violin school Carl Flesch; Russian violin school Ivan Galamian; Maria Fernanda Krug; Andréa Campos; Cecília Guida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : OLIVEIRA, Yasmim Farah de. As escolas modernas franco-belga-russa e russa de violino: histórias e memórias . 2022. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7904
Fecha de publicación : 24-feb-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
YASMIN FARAH DE OLIVEIRA.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.