TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Direito
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Tipo: Dissertação
Título : O direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusiva
Autor(es): Trentim, Raynan Henrique Silva
Primer Consejero: Menezes, Fabiano Lourenço de
Primer miembro de la junta: Menezes, Fabiano Lourenço de
Segundo miembro de la junta: Almeida, Daniel Freire e
Tercer miembro de la junta: Vieira, Tereza Rodrigues
Resumen: Hodiernamente, o direito à inclusão digital vem se consagrando como um direito fundamental, mesmo que ainda não esteja expressamente previsto nas tratativas internacionais e normativas internas. Além disso, as contribuições tecnológicas são aliadas do professor no ensino da Educação Especial. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar os estudos acerca do Direito Internacional voltado para o acesso à educação inclusiva, a fim de verificar como deveria ser a forma de internacionalização das normas pelo direito brasileiro frente aos novos desafios tecnológicos de inclusão, bem como examinar o papel da escola em relação ao ensino dos alunos com deficiência. O trabalho utilizará o método teórico, que consiste na consulta de obras, artigos de periódicos, documentos eletrônicos e legislação aplicável, já o método de pesquisa utilizado será o de pesquisa analítica, por revisão bibliográfica. Como resultado, verificou-se que o acesso às novas tecnologias digitais ainda é uma realidade distante mesmo com as tratativas internacionais das quais o Brasil é signatário e que, teoricamente, deveriam forçar o país a promover mais acessibilidade à tecnologia, de forma segura e inclusiva. Ao longo do trabalho constatou-se que o Estado brasileiro editou normativas sobre a temática para incluir estes alunos no contexto dos novos avanços tecnológicos, porém, ainda devem ser criadas políticas públicas efetivas para a inserção real de todos os alunos, principalmente estudantes da Educação Especial, um grupo vulnerável que sofre com dificuldades de concentração e compreensão dos conteúdos curriculares.
Abstract : Nowadays, the right to digital inclusion has been established as a fundamental right, even if it is not yet expressly provided for in international relations and internal regulations. The technological contributions are allies of the teacher in Special Education. The present study aims to analyze the International Law focused on the acess to inclusive education, in order to verify how the form of internationalization of norms by Brazilian law should be in the face of the technology and challenges of inclusion, as well as examine the school’s role in teaching students with special needs. The research will use the theoretical method, which consists of consulting books, journal articles, eletronic documents and applicable legislation, while the research method will be the analytical, by bibliographic review. As a result, it was found that the acess to new digital technologies is still a distant reality even with the international treaties, to which Brazil is a signatory and which, in theory, should force the country to promote more accessibility to technology, in a safe and inclusive way. As a result, it was found that the Brazilian State edited regulations on the subject to include these students in the context of new technological advances, however, effective public policies must be created for the real insertion of all students, mainly Special Education’s students, a vulnerable group that suffers from difficulties in concentrating and understanding curricular contents.
Palabras clave : direito à Inclusão; direito internacional; educação especial; inclusão digital
right to inclusion; international law; special education; digital inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Faculdade de Direito
Programa: Mestrado em Direito
Citación : TRENTIM, Raynan Henrique Silva. O direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusiva. 2002. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, 2022
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7906
Fecha de publicación : 20-abr-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Direito

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