TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Type: Dissertação
Title: Maria Lindomar Martins Vale : vivências e desafio de uma educadora da Baixada Santista - 1931 a 2010
Other Titles: Maria Lindomar Martins Vale : experiencias y desafíos de una educadora de la Baixada Santista
Author(s): Moura, Meire Quinta de Almeida
First Advisor: Pereira, Maria Apparecida Franco
Second Advisor: Almeida, Maria Isabel de
First member of the board: Almeida, Maria Isabel de
Second member of the board: Pinto, Alexandre Saul
Third board member: Guimarães, André Rehbein Sathler
Abstract: Esta pesquisa descreve a trajetória de uma educadora com propósito de dar visibilidade ao trabalho docente que não se limita à arte de ensinar. Sublinhamos que o ato educativo e de formação da educadora Maria Lindomar Martins Vale, transcende o espaço escolar formal, pois existe um elo pedagógico e humano importante que contribuiu com a construção da identidade da mulher educadora da Baixada Santista. Reconhecer, nas conquistas do passado, o alicerce para o futuro, é, também, uma forma de resistência e enfrentamento aos desafios da crise de memória institucional e social instituída politicamente no Brasil. A investigação sobre a história de vida de Maria Lindomar está vinculada ao eixo temático: educadores e intelectuais, do Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação - Liame/UniSantos. Compreendendo a metodologia biográfica e histórico documental, foram selecionados, para este estudo: agenda, caderno, holerite, certificados, diplomas, recibos, requerimentos, convites, correspondências, contrato de trabalho, mensagens de amigos e familiares, escritos pessoais, monografia, documentos que pertencem ao Liame. Levantamos testemunho de familiares, amigos, ex-alunos e colegas de profissão. A composição do presente trabalho nasceu do interesse de salvar do esquecimento a história de uma professora que marcou o pensamento sobre educação, contribuindo com a formação de professores e influenciando os estudantes a se tornarem protagonistas dentro e fora da escola. A investigação científica, é fundamentada nas obras de António Nóvoa e Matthias Finger, e também nos guiaremos pela vertente historiográfica em Jacques Le Goff. O trabalho é complementado com uma análise sobre a segregação da mulher, fazendo um recorte na história para termos a visão própria de como era pensada e socialmente aceita a educação feminina no que se refere à desigualdade do acesso à instrução e formação no século XX. Por anos, a função aceita socialmente para a profissionalização da mulher era de professora. Muitas lutas foram realizadas para a conquista do direito à educação que hoje é uma realidade assegurada a todas. Verificamos como a questão do gênero permeia o processo de conquista de uma educadora, reconhecendo a mulher no espaço educativo escolar como questão de direito.
Abstract: La presente investigación describe la trayectoria de una educadora con el propósito de dar visibilidad al labor docente, que no se limita a la arte de enseñanza. Señala se pois, el acto educativo y formativo diseñado por la educadora Maria Lindomar Martins Vale, que he trascendido el espacio escolar formal. Infiere la investigación que hay un importante vínculo pedagógico y humano, que contribuye para la construcción de identidad de la mujer educadora en Baixada Santista. Se reconozca pues en este tema, que los logros pasados han sido la base, que proyecta el futuro. Infere como resultado de la investigación, que la labor docente he sido un medio de resistencia y de enfrentamiento de desafíos, traes la crisis institucional, proporcionando la construcción de una memoria social políticamente instituida. Se destaca la historia de vida de María Lindomar y su vinculo con el tema: educadores e intelectuales, desde el Laboratorio de Información, Archivo y Memoria de la Educación - Liame / UniSantos. Incluye como instrumento para la elaboración del presente trabajo la biografía de Maria Lindomar y la historia documental. Para el estudio se seleccionó agenda, cuaderno, nómina, certificados, diplomas, recibos, solicitudes, invitaciones, correspondencia, contrato de trabajo, mensajes de amigos y familiares, escritos personales, monografía, bajo la posesión de Liame. Se recopilan testimonios de familiares, amigos, ex alumnos y colegas de profesión. La composición de esta obra nació del interés de preservar la historia de un docente que marcó el pensamiento sobre la educación, contribuyendo a la formación de los docentes e incidiendo en los alumnos para que se conviertan en protagonistas dentro y fuera de la escuela. La investigación científica se basa en los trabajos de António Nóvoa y Matthias Finger, además se orienta el presente trabajo por el aspecto historiográfico de Jacques Le Goff. Se complementa la pesquisa con la análisis de segregación femenina, frente la desigualdad de acceso a instrucción y formación en el siglo XX. Por fin, comprobase que la cuestión de género permea el proceso de conquista de una educadora. Reconozca que la mujer en el espacio educativo como una cuestión de derecho, visto que por años tuvo las mujeres luchar por su papel socialmente aceptado por la profesionalización como maestra, hasta llegar al que hoy es una realidad asegurada a todas.
Keywords: educação humanista; história e memória de professores; formação de sujeitos; Maria Lindomar Martins Vale; mulheres educadoras
educación humanista;, historia y memoria del profesorado; formación de sujetos; Maria Lindomar Martins Vale; mujeres educadoras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: MOURA, Meire Quinta de Almeida. Maria Lindomar Martins Vale : vivências e desafio de uma educadora da Baixada Santista - 1931 a 2010. 2022. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7911
Issue Date: 23-May-2022
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