TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7929
Tipo: Dissertação
Título: Um sonho possível : o pensamento de Paulo Freire em licenciaturas em pedagogia
Título(s) alternativo(s): A possible dream: Paulo Freire's thinking in pedagogy undergraduate teaching training degree courses
Autor(es): Araujo, Nicolle Rebelo de
Primeiro Orientador: Pinto, Alexandre Saul
Primeiro membro da banca: Saul, Ana Maria
Segundo membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Terceiro membro da banca: Franco, Maria Amélia Santoro
Quarto membro da banca : Aguiar, Denise Regina da Costa
Resumo: Os princípios freireanos são discutidos por profissionais da educação de todo o mundo que compactuam com uma educação humanizadora e que buscam desenvolver práticas educativas comprometidas com a utopia de uma sociedade mais justa e democrática. Entretanto, dado o contexto hegemônico atual, o pensamento de Paulo Freire apresenta, nos cursos de Licenciatura, especificamente na Pedagogia, obstáculos e perspectivas. Nesta pesquisa, pretendeu-se, assim, analisar a percepção de dois docentes de cursos de Pedagogia, atuantes em universidades públicas, e de algumas de suas alunas, acerca de limites que desafiam e de possibilidades que se abrem a práticas educativas que, assumidamente, situam a pedagogia de Freire como sua principal referência teórico-metodológica. Sob uma conjuntura neoliberal, com o suporte de autores que pesquisam o campo e os cursos de Pedagogia, objetivou-se lançar luz sobre práticas docentes que, assumidamente, indicam o referencial freireano como sua principal fonte de inspiração. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais são os limites e as possibilidades de práticas docentes crítico-emancipatórias desenvolvidas em cursos de Pedagogia diante das atuais políticas e diretrizes dessa Licenciatura? A investigação teve caráter qualitativo e valeu-se de revisão bibliográfica, análise de documentos, entrevistas com educadores e educandas dos contextos pesquisados e análise de conteúdo. Paulo Freire tem destaque no referencial teórico selecionado, o qual é complementado por autores como António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Marli André e outros. O estudo evidenciou que, apesar de diversos limites que dificultam a prática da educação libertadora, com destaque para questões socioculturais e políticas, é possível desenvolver a docência de inspiração freireana, aprofundando formas de pensar e de construir currículos em que os sujeitos sejam valorizados em todas as suas dimensões, se conscientizem coletivamente e possam ter como horizonte comum a transformação social. Esta pesquisa oferece contribuições para estudos sobre a formação inicial e continuada de professores, enfatizando pressupostos da pedagogia humanizadora.
Abstract: Freirean principles are discussed by education professionals around the world who go along with a humanizing education and seek to develop educational practices committed to the utopia of a fairer and more democratic society. However, given the current hegemonic context, Paulo Freire’s thinking presents, in undergraduate teaching courses, specifically in Pedagogy, obstacles and perspectives. In this research, it was thus intended to analyze the perception of two Pedagogy course professors, active in public universities, and some of their students, about the boundaries that they challenge and the possibilities that open to educational practices that, admittedly, they situate Freire’s pedagogy as their main theoretical-methodological reference. Under a neoliberal conjuncture, with the support of authors who research the field and Pedagogy courses, it was aimed to shed light on teaching practices that, admittedly, indicate the Freirean reference as its main source of inspiration. The question that guided the research was: What are the limits and the possibilities of critical emancipatory teaching practices developed in Pedagogy courses in the face of the current policies and guidelines of this teaching degree? The investigation was qualitative and used a bibliographic review, document analysis, interviews with educators and students of the surveyed contexts and content analysis. Paulo Freire is highlighted in the selected theoretical framework, which is complemented by authors such as António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Marli André and others. The study showed that, despite various limits that make it difficult to practice the liberating education, especially sociocultural and political issues, it is possible to develop teaching with a Freirean inspiration, deepening ways of thinking and building curricula in which subjects are valued in all their dimensions, consider themselves collectively and may have as a common horizon the social transformation. This research offers contributions to studies on the initial and continuing training of teachers, emphasizing assumptions of the humanizing pedagogy.
Palavras-chave: Paulo Freire; licenciatura em pedagogia; ensino-aprendizagem; formação de professores; educação humanizadora
Paulo Freire; undergraduate teaching degree in pedagogy; teaching-learning; teacher training; humanizing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ARAUJO, Nicolle Rebelo de; FREIRE, Paulo. Um sonho possível : o pensamento de Paulo Freire em licenciaturas em pedagogia. 2022. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7929
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nicolle Rebelo de Araujo.pdfDissertação_Mestrado em Educação1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.