TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O professor de educação física e o currículo paulista : entre a lógica de controle e possibilidades humanizadoras
Autor(es): Martini, Thábata Persinotti
Primeiro Orientador: Pinto, Alexandre Saul
Primeiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo membro da banca: Aguiar, Denise Regina da Costa
Terceiro membro da banca: Franco, Maria Amélia Santoro
Quarto membro da banca : Prodócimo, Elaine
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma política nacional de currículo, aprovada em 2017, e que vem sendo apresentada à sociedade por seus adeptos e simpatizantes como uma proposta essencial para amenizar as desigualdades educacionais e melhorar a qualidade da educação brasileira, gerando efeitos positivos no mercado de trabalho e nos níveis de produtividade do país. Porém, de acordo com análises e estudos recentes, referendados por entidades nacionais da área da Educação, tais como ANPEd, ANFOPE e CNTE, que congregam importantes coletivos de educadores e pesquisadores, a BNCC representa um obstáculo à efetivação do direito à educação, à autonomia das escolas e dos professores, e à ampliação de conhecimentos significativos e que permitam superar dificuldades presentes na multiplicidade de contextos que coexistem na realidade brasileira. Em São Paulo, a leitura dos textos que compõem a política nomeada como “Currículo Paulista”, permite inferir que tal proposta é amplamente aderente aos princípios e à lógica da BNCC. Com esse pressuposto, a presente pesquisa objetiva compreender como as concepções de educação subjacentes à essa política de currículo, assim como as habilidades e competências definidas para o Currículo de Educação Física, no “Currículo Paulista”, limitam ou potencializam o desenvolvimento desse componente curricular diante dos desafios concretos da escola pública e da comunidade escolar, em uma perspectiva crítico-libertadora. Para isso, será realizada uma análise qualitativa de documentos oficiais e institucionais, bem como de percepções e práticas de professores que vêm desenvolvendo seus trabalhos sob a égide do “Currículo Paulista”, tendo como fundamento teórico-metodológico a inspiração do materialismo-dialético. De acordo com autores como Michael Apple e Henry Giroux, o currículo é uma grande força de reprodução social, contudo, dialeticamente, ele também é espaço de resistência e transformação, daí que seja imprescindível, nessa investigação, analisar as tendências emancipatórias que se pode entrever na prática de docentes de educação física, da Baixada Santista, mesmo em momentos de restrição de liberdade e precarização da profissão. A pedagogia de Paulo Freire será utilizada como referência central para compreender e interpretar os dados produzidos e anunciar possibilidades humanizadoras de educação. Para tanto, foi feito um ciclo de debates com os PCNPs de Educação Física das Diretorias de Ensino de Santos e São Vicente, além de uma questionário pré-estruturado encaminhado para os professores da rede estadual. Os resultados demonstram como as políticas curriculares atuais impregnam a prática pedagógica de pressupostos e valores neoliberais, mas, também, evidenciam possibilidades de resistência no “chão da quadra”, por parte de professores e coordenadores de Educação Física que “ousam” dialogar com a comunidade escolar e mudar suas práticas, trazendo à tona discussões relevantes para os campos do currículo e da formação docente. Essa pesquisa possui relevância para os campos do Currículo e da Formação de Professores, pois discute elementos cruciais para políticas educacionais comprometidas com uma qualidade socialmente referenciada, e problematiza a noção de “currículo único”, que vigora em diferentes estados e municípios brasileiros em articulação com a BNCC.
Abstract: The Common National Curriculum Base (BNCC) is a national curriculum policy, approved in 2017, and which has been presented to society by its supporters and supporters as an essential proposal to alleviate educational inequalities and improve the quality of Brazilian education, generating effects positive results in the labor market and in the country's productivity levels. However, according to recent analyzes and studies, endorsed by national entities in the field of Education, such as ANPEd, ANFOPE and CNTE, which bring together important groups of educators and researchers, the BNCC represents an obstacle to the realization of the right to education, to autonomy of schools and teachers, and the expansion of significant knowledge that allow overcoming difficulties present in the multiplicity of contexts that coexist in the Brazilian reality. In São Paulo, reading the texts that make up the policy named “Paulista Curriculum”, allows us to infer that such proposal is broadly in line with the principles and logic of the BNCC. With this assumption, this research aims to understand how the conceptions of education underlying this curriculum policy, as well as the skills and competences defined for the Physical Education Curriculum, in the "Paulista Curriculum", limit or enhance the development of this curricular component before of the concrete challenges of the public school and the school community, in a critical-liberating perspective. For this, a qualitative analysis of official and institutional documents will be carried out, as well as the perceptions and practices of teachers who have been developing their work under the aegis of the “Paulista Curriculum”, having the inspiration of dialectical-materialism as the theoretical-methodological foundation. According to authors such as Michael Apple and Henry Giroux, the curriculum is a great force for social reproduction, however, dialectically, it is also a space for resistance and transformation, hence it is essential, in this investigation, to analyze the emancipatory trends that can be glimpsed in the practice of physical education teachers in Baixada Santista, even in times of restriction of freedom and precariousness of the profession. Paulo Freire's pedagogy will be used as a central reference to understand and interpret the data produced and announce humanizing possibilities for education. To this end, a cycle of debates was carried out with the Physical Education PCNPs of the Santos and São Vicente Teaching Boards, in addition to a pre-structured questionnaire sent to state school teachers. The results demonstrate how curricular policies impregnate the pedagogical practice of neoliberal assumptions and values, but also show possibilities of resistance on the “ground of the court” on the part of the teachers and coordinators of Physical Education who “dare” to dialogue with the community school and change its practices, bringing to light discussions relevant to the fields of curriculum and teachers training. This research is relevant to the fields of Curriculum and Teacher Education, as it discusses crucial elements for educational policies committed to socially referenced quality, and problematizes the notion of "single curriculum", which exists in different Brazilian states and municipalities in conjunction with the BNCC.
Palavras-chave: Paulo Freire; políticas de currículo; currículo crítico; educação física escolar; educação humanizadora
Paulo Freire; curriculum policies; critical curriculum; school pysical education; humanizing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MARTINI, Thábata Persinotti; FREIRE, Paulo. O professor de educação física e o currículo paulista : entre a lógica de controle e possibilidades humanizadoras . 2022. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7930
Data do documento: 30-Ago-2022
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