TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Tipo: Dissertação
Título: Implicações das metodologias ativas em discentes do ensino superior.
Autor(es): Silva, Danielle Oliveira Campos da
Primeiro Orientador: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Primeiro membro da banca: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Segundo membro da banca: Nobre, Thalita Lacerda
Terceiro membro da banca: Vieira, Marina Tucunduva B. Porto
Resumo: A presente pesquisa tem como foco as metodologias ativas que se referem a abordagens de ensino e aprendizagem, nas quais o discente é o responsável pela aquisição dos saberes e, portanto, ativo nesse processo. Esta forma de aprender também pode afetar àqueles que não desenvolveram proatividade e autonomia no cotidiano das ações acadêmicas e, até aqueles que não se interessam intrinsicamente pela aprendizagem diferenciada, ou seja, que dependa mais de sua própria ação. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender as implicações das metodologias ativas para o desenvolvimento cognitivo e emocional de discentes do ensino superior. Como objetivos específicos: a) identificar se as Metodologias Ativas, com influência da aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas desenvolvem a autonomia dos discentes do ensino superior; b) verificar se as Metodologias, com influência da aprendizagem baseada em projetos e da baseada em problemas contribui para a proatividade do estudante universitário; e, c) avaliar se as Metodologias Ativas,com influência da aprendizagem baseada em projetos e da baseada em problemas geram maior interesse na aprendizagem. No que se refere a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e exploratória, na qual participaram 50 pessoas que estudaram ou continuavam a estudar em alguma universidade, de qualquer gênero, na faixa etária entre 17 a 70 anos e que já experimentaram metodologias ativas, para também ter informações sobre estudantes com experiência na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem baseada em investigação. Foi aplicado um questionário misto, disponibilizado virtualmente, com questões fechadas e uma aberta. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr), sendo as questões abertas foram analisadas em forma de categorias. Os resultados analisados foram considerados satisfatórios e confirmaram que o uso de tais metodologias potencializam a aprendizagem, de modo a aprimorar competências, além de despertar habilidades importantes, como a proatividade, a autonomia e também estimular o interesse intrínseco, ou seja, o interesse em construir a própria aprendizagem, em compreender o professor como mediador na aprendizagem.
Abstract: This research focuses on active methodologies that refer to teaching and learning approaches, in which the student is responsible for acquiring knowledge and, therefore, active in this process. This way of learning can also affect those who have not developed proactivity and autonomy in everyday academic actions, and even those who are not intrinsically interested in differentiated learning, that is, who depend more on their own action. Thus, the research has the general objective of understanding the implications of active methodologies for the cognitive and emotional development of higher education students. As specific objectives: a) to identify whether Active Methodologies, with the influence of project-based learning and problem-based learning, develop the autonomy of higher education students; b) verify if the Methodologies, influenced by project-based and problem-based learning, contribute to university student proactivity; and, c) assess whether Active Methodologies, with influence from project-based and problem-based learning, generate greater interest in learning. Regarding the methodology, it is a research of a quantitative and exploratory nature, in which 50 people who studied or continued to study at any university, of any gender, aged between 17 and 70 years old and who have already experienced active methodologies, to also have information about students with experience in project-based learning and inquiry-based learning. A mixed questionnaire was applied, made available virtually, with closed questions and an open one. The data obtained were analyzed quantitatively in the form of absolute frequency (fa) and relative frequency (fr), and the open questions were analyzed in the form of categories. The analyzed results were considered satisfactory and confirmed that the use of such methodologies enhances learning, in order to improve skills, in addition to awakening important skills, such as proactivity, autonomy and also stimulate intrinsic interest, that is, the interest in building learning itself, in understanding the teacher as a mediator in learning.
Palavras-chave: implicações; metodologias ativas; discentes do ensino superior
implications; active methodologies; higher education students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citação: SILVA, Danielle Oliveira Campos da. Implicações das metodologias ativas em discentes do ensino superior. 2022. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7945
Data do documento: 27-Set-2022
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