TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7974
Tipo: Tese
Título : Formação de professores : unidade teoria e prática no programa de residência pedagógica (PRP/CAPES)
Autor(es): Nunes, Valdilene Zanette
Primer Consejero: Monfredini, Ivanise
Primer miembro de la junta: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo miembro de la junta: Saul, Alexandre
Tercer miembro de la junta: Giglio, Célia Maria Benedicto
Cuarto miembro de la junta : Gomes, Marineide de Oliveira
Resumen: A pesquisa – de abordagem qualitativa – visa tratar da Formação de Professores, por meio da investigação sobre a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP/Capes) para a formação de futuros professores. Tem como objetivo geral analisar a unidade teoria e prática no processo de implementação do PRP/Capes em uma IES privada da Baixada Santista em diferentes fases: da preparação do Projeto Institucional, relações com as instituições parceiras, desenvolvimento e avaliação do Programa pelos sujeitos participantes; além de relacioná-los a IES públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados são: observação participante com registro em Diário de Campo nos contextos de formação estudados (IES e escola básica), grupos focais e questionário com os sujeitos envolvidos no Programa. Para ancorar teoricamente a pesquisa, valemo-nos (entre outros autores), dos conceitos desenvolvidos por Vázquez (2011), que apresenta unidade teoria e prática como um princípio fundamental para a compreensão da relação entre o pensamento e a ação humana; portanto complementares e indissociáveis; Freire (1978, 1996), que trata sobre o papel humanizador do professor, com vistas ao desenvolvimento da consciência crítica e da transformação social, entendida a Educação como prática social, permeada por contradições e tensões; Pimenta (2006, 2011), que mostra a formação de professores e pedagogos reflexivos e críticos, a partir da unidade teoria e prática e do estágio supervisionado com pesquisa, como processo formativo orgânico e colaborativo das IES com as escolas-campo; Nóvoa (1995, 2003, 2011), que discute a profissionalização de professores, e Zeichner (1995, 2005, 2008, 2014), que aborda a formação de professores voltada para a transformação e a justiça social. Alicerçados na Análise de Conteúdo (Bardin, 2016; Franco, 2018), a partir de categorias de análise que emergiram dos temas produzidos em campo, os resultados indicam as dificuldades dos sujeitos (da IES e escolas-campo) no entendimento da teoria e prática como unidade, ao mesmo tempo que o PRP/Capes pode apresentar possibilidades formativas emancipatórias (tanto na aproximação da IES com a escola básica, quanto nas ações de formação contínua de professores). Assim, também, como o estágio supervisionado – que o PRP/Capes concebe como uma forma não obrigatória de estágio (pela sua estrutura e organização) –, se entendido com a dimensão de pesquisa, pode representar um facilitador de processos reflexivos internamente nos cursos oferecidos pelas IES e nas práticas docentes dos profissionais das escolas-campo.
Abstract : This qualitative study aims to address Teacher Training through research on the contribution of the Pedagogical Residency Program (PRP/Capes) to the training of future teachers. Its main objective is to analyze the theory and practice unity in the PRP/Capes implementation process in a private higher education institution (HEI) in Baixada Santista in different phases: from the preparation of the Institutional Project, the relations with partner institutions, the development and evaluation of the Program by the participating subjects; as well as relating private HEIs to state HEIs. The methodological procedures used are: participant observation recorded in a Field Diary in the training contexts studied (HEI and basic school), focus groups and a questionnaire with the subjects involved in the Program. To theoretically anchor the research, we adopt (among other authors) the concepts developed by Vázquez (2011), who presents theory and practice unity as a fundamental principle for understanding the relationship between thought and human action, being considered, therefore, complementary and inseparable; Freire (1978, 1996), who deals with the humanizing role of the teacher, with a view to developing critical awareness and social transformation, understanding Education as a social practice, permeated by contradictions and tensions; Pimenta (2006, 2011), who supports the training of reflective and critical teachers and pedagogues based on the theory and practice unity as well as supervised internship with research as an organic and collaborative training process between HEIs and field schools; Nóvoa (1995, 2003, 2011), who discusses the professionalization of teachers, and Zeichner (1995, 2005, 2008, 2014), who addresses teacher training focused on transformation and social justice. Based on Content Analysis (Bardin, 2016; Franco, 2018), entrentched in analysis categories that emerged from the themes produced in the field, the results indicate the difficulties of the subjects (from HEIs and field schools) in understanding theory and practice as a unit, at the same time that PRP/Capes can present emancipatory training possibilities (both in bringing the HEI closer to basic education and in actions for the continuous training of teachers). Also, as to the supervised internship – which PRP/Capes conceives as a non-mandatory form of internship (due to its structure and organization) –, if understood with the dimension of research, can represent a facilitator of reflective processes internally in the courses offered by HEIs and in the teaching practices of field-school professionals.
Palabras clave : políticas públicas educacionais; formação de professores; programa de residência pedagógica; unidade teoria e prática; estágio curricular supervisionado
educational public policies; teacher training; pedagogical residency program; theory and practice unity; supervised internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citación : NUNES, Valdilene Zanette. Formação de professores : unidade teoria e prática no programa de residência pedagógica (PRP/CAPES). 2023. 481 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7974
Fecha de publicación : 31-may-2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Valdilene Zanette Nunes-.pdfTese_Doutorado em Educação10.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.