TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Interferências da branquitude nas práticas-pedagógicas : o que sabemos e fazemos sobre o tema?
Autor(es): Costa, Mônica Ferreira
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Isabel de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Marília Pinto de
Segundo membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Terceiro membro da banca: Cardoso, Lourenço da Conceição
Quarto membro da banca : Saul, Alexandre
Resumo: Esta pesquisa tem como questão principal responder o que professoras que se autodeclaram brancas e atuam como docentes anos iniciais do Ensino Fundamental I, da rede pública municipal da cidade de Santos, pensam e fazem sobre possíveis interferências da branquitude em suas práticas pedagógicas. O intuito foi investigar e analisar discursos e representações que as entrevistadas apresentaram, a partir da Análise do Discurso, sobre as noções que têm a respeito da branquitude e de como sua pertença racial repercute em suas práticas pedagógicas. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados para captar as compreensões que as entrevistadas têm acerca do tema e assim avançar na compreensão do problema de pesquisa. Esta é uma pesquisa qualitativa sustentada na perspectiva dialética que utilizou como arcabouço teórico as produções de FREIRE (1967, 1984, 1997, 2004), FRANCO (2005, 2012), hooks (2017, 2021), CANDAU (2011, 2012), ALMEIDA (2019), BENTO (2022), SCHUCMAN (2014, 2020), CARDOSO (2010, 2014), MÜLLER e CARDOSO (2017), KILOMBA (2020), FOUCAULT (2002,1975) e PÊCHEUX (2014). Os achados da pesquisa demonstraram que as professoras desconhecem o conceito da branquitude e têm convicção de que não há um racismo estrutural que permeia as relações pedagógicas; demonstram dificuldade para desenvolver o trabalho pedagógico quando o conteúdo versa sobre a escravização e racismo; ensinam às crianças que somos todos iguais, reforçando a falsa ideia da democracia racial e avaliaram que o debate racial e o tema da branquitude precisam ser integrados às disciplinas formativas nos cursos das graduações.
Abstract: The main question of this research is to answer what teachers who declare themselves white and work as educators in the initial years of primary school in the municipal public school system in the city of Santos, think and do about the possible interference of whiteness in their pedagogical practices. The aim was to investigate and analyse the discourses and representations that the interviewees presented, based on Discourse Analysis, about their notions of whiteness and how their racial belonging affects their teaching practices. To this end, semi-structured interviews were used as a data collection strategy to capture the interviewees' understandings of the subject and thus advance the understanding of the research problem. This is a qualitative study based on a dialectical perspective that used the theoretical framework of FREIRE (1967, 1984, 1997, 2004), FRANCO (2005, 2012), hooks (2017, 2021), CANDAU (2011, 2012), ALMEIDA(2019), BENTO (2022), SCHUCMAN (2014, 2020), CARDOSO (2010, 2014), MÜLLER and CARDOSO (2017), KILOMBA (2020), FOUCAULT (2002, 1975) and PÊCHEUX (2014). The findings of the research showed that the teachers are unaware of the concept of whiteness and are convinced that there is no structural racism that permeates pedagogical relationships; they find it difficult to develop pedagogical work when the content deals with slavery and racism; they teach children that we are all the same, reinforcing the false idea of racial democracy and they assessed that the racial debate and the theme of whiteness need to be integrated into training subjects in undergraduate courses.
Palavras-chave: branquitude; práticas-pedagógicas; racismo; professoras brancas
whiteness; pedagogical-practices; racism; white teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ALMEIDA, Mônica Ferreira. Interferências da branquitude nas práticas-pedagógicas : o que sabemos e fazemos sobre o tema? 2023. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7985
Data do documento: 23-Ago-2023
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