TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8009
Tipo: Dissertação
Título: Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua relação com a permanência do aluno do ensino superior
Autor(es): Lima, Dilma Sérgio Rodrigues de
Primeiro Orientador: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
Primeiro membro da banca: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
Segundo membro da banca: Alves, Hélio
Terceiro membro da banca: Agillera, Fernanda
Resumo: Este estudo tem como objetivo evidenciar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), no ensino superior, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e verificar a eficácia dessa política pública na permanência do aluno do ensino superior em situação de vulnerabilidade social e econômica. O estudo foi uma pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental de material do IFSP, obtido através de relatório do sistema SUAP relacionado a 1597 alunos do ensino superior do IFSP, de um campus da região metropolitana da Baixada Santista, para os quais foi também aplicado questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir do retorno do questionário enviado, foram analisadas qualitativamente 56 respostas desses alunos. Os dados foram analisados por métodos estatísticos e análise de conteúdo, uma vez que a abordagem utilizada foi de método misto. Os resultados obtidos mostram uma quantidade bastante elevada de evasão, e evidenciou a eficácia do programa no IFSP, mostrando que dos alunos que se formaram no período de 2017 a 2021, 64% receberam o apoio do PNAES, mas demonstra também que muitos estudantes não receberam o recurso, o que denota a urgência de aumento de orçamento para esse programa conseguir atender a todos os que têm direito. Este estudo mostra a necessidade de um cuidado maior com os estudantes em situação de vulnerabilidade, devendo-se: observar a subjetividade do indivíduo, possibilitando assistência psicossocial necessária para melhor aproveitamento em seus estudos; verificar qual fase da vida esse estudante está atravessando, suas crises e forças básicas, para melhor compreendê-lo; dar o apoio de que ele precisa para sua permanência no ensino superior.
Abstract: This study aims to highlight the effectiveness of the National Student Assistance Program (PNAES) in higher education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) and to verify the effectiveness of this public policy in the permanence of higher education students in situations of social and economic vulnerability. The study was an exploratory research, carried out through documentary analysis of IFSP material, obtained through a report of the SUAP system related to 1597 students of higher education of the IFSP, from a campus in the metropolitan region of Baixada Santista, for whom a questionnaire with open and closed questions was also applied. From the return of the questionnaire sent, 56 responses of these students were qualitatively analyzed. The data were analyzed by statistical methods and content analysis, since the approach used was mixed-method. The results obtained show a very high amount of dropout, and evidenced the effectiveness of the program in the IFSP, showing that of the students who graduated in the period from 2017 to 2021, 64% received support from PNAES, but also demonstrates that many students did not receive the resource, which denotes the urgency of increasing the budget for this program to be able to serve all those who are entitled. This study shows the need for greater care with students in vulnerable situations, and it is necessary to: observe the subjectivity of the individual, enabling psychosocial assistance necessary for better use in their studies; to check what phase of life this student is going through, its crises and basic strengths, in order to better understand it; give them the support they need to stay in higher education.
Palavras-chave: evasão escolar; assistência estudantil; vulnerabilidade social; permanência estudantil; ensino superior
school dropout; student assistance; social vulnerability; student permanence; higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citação: LIMA, Dilma Sérgio Rodrigues de. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua relação com a permanência do aluno do ensino superior. 2023. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8009
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dilma Sérgio Rodrigues de Lima.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.