TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Type: Dissertação
Title: Trabalho docente mediado pelas TICS durante a pandemia : contributos às práticas pedagógicas de professores de geografia
Author(s): Azevedo, Paulo de Tarso
First Advisor: Almeida, Maria Isabel de
First member of the board: Almeida, Maria Isabel de
Second member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Abstract: Este trabalho de pesquisa, de cunho qualitativo, investiga os desafios enfrentados por professores de Geografia no desenvolvimento de suas práticas docentes durante a pandemia da covid-19, no contexto do ensino remoto viabilizado por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Para amparar esta discussão, recupera e contextualiza a história da Geografia escolar e sua institucionalização, bem como as circunstâncias em que se desenvolve a formação inicial e continuada de professoras e professores da área no país, e traça o panorama a respeito do uso das TICs no ensino da Geografia. Os referenciais teóricos sustentam-se em autores como Nóvoa (1991, 2017), Imbernón (2009), Gimeno Sacristán (2009), Behar (2020), Cacete (2004), Santos (1996, 2016). O objetivo orientador da pesquisa centra-se na investigação sobre como os professores adaptaram suas práticas realizadas remotamente por meio do uso das TICs, buscando identificar os aprendizados, as tensões e dificuldades vividas no ensino remoto que possam enriquecer práticas futuras no retorno ao ensino presencial e subsidiar ações de formação continuada. A investigação acompanhou um grupo de professoras e professores de Geografia que atuam em escolas particulares no Município de Santos – SP, por meio da técnica do grupo focal (Gatti, 2005), para capturar a complexidade das experiências vivenciadas e as percepções dos docentes acerca das circunstâncias que viabilizaram o ensino online. Os achados da pesquisa apontam que o momento pandêmico aprofundou os desafios dos docentes, gerando uma carga excessiva de trabalho e uma remuneração muito abaixo das novas demandas. Evidenciou-se ainda como desafio a ausência de interação visual com os alunos, a dificuldade de manter a atenção e o foco deles em aula, os percalços no acesso à tecnologia e à conectividade. Além disso, as questões socioemocionais e de apropriação tecnológica, tanto dos estudantes quanto das professoras e professores, revelou-se árdua. Essas novas circunstância laborais também propiciaram aprendizados que se fazem presentes no trabalho presencial, como a adoção de palestras virtuais e o acesso rápido a dados e imagens, realização de ações interculturais, adoção de novas práticas avaliativas, gamificação das aulas. Constatou-se também o crescimento da compreensão de docentes acerca do papel e do potencial da dimensão crítica nos processos de ensino-aprendizagem. No entanto, a capacidade de adaptação e resiliência ficou evidente nos relatos sobre as maneiras como enfrentaram esses desafios. O propósito maior da investigação é contribuir para uma compreensão mais profunda sobre o trabalho docente em tempos de incerteza, visando melhorar as práticas educativas no contexto pós-pandemia.
Abstract: This qualitative research investigates the challenges Geography teachers face in developing their teaching practices during the covid-19 pandemic in remote teaching enabled by the use of Information and Communication Technologies (ICTs). To support this discussion, it recovers and contextualizes the history of school Geography and its institutionalization, as well as the circumstances in which the initial and continuing training of teachers in the area is developed in the country, and outlines the panorama regarding the use of ICTs in Geography teaching. The theoretical references are based on authors such as Nóvoa (1991, 2017), Imbernón (2009), Gimeno Sacristán (2009), Behar (2020), Cacete (2004), Santos (1996, 2016). The research investigates how teachers adapted their practices to remote teaching using ICTs. It seeks to identify lessons, tensions, and challenges experienced in remote teaching to enrich future face-to-face practices and inform continuing education efforts. The research accompanied a group of Geography teachers who work in private schools in the municipality of Santos-SP, using the focus group technique (Gatti, 2005) to capture the complexity of their experiences and their perceptions of the circumstances that made online teaching possible. The research primarily aims to contribute to a deeper understanding of teaching work during uncertain times, aiming to improve educational practices in the post-pandemic context.The research indicates that during the pandemic moment, teachers identified new challenges facing them, generating an excessive workload and remuneration far below the new demands. The lack of visual interaction with students, the difficulty in maintaining their attention and focus in class, and the problems in accessing technology and connectivity also became a challenge. Furthermore, socio-emotional issues and technological appropriation, for both students and teachers, proved to be arduous. These new work circumstances also provided learning that is present in face-to-face work, such as the adoption of virtual lectures and quick access to data and images, carrying out intercultural actions, adopting new assessment practices, and gamification of classes. There was also a growth in teachers' understanding of the role and potential of the critical dimension in teaching-learning processes. However, the capacity of adaptation and resilience was evident in the reports on how they faced these challenges. The research primarily aims to contribute to a deeper understanding of teaching work during uncertain times, aiming to improve educational practices in the post-pandemic context.
Keywords: trabalho docente; tecnologias da informação e comunicação (TICs); ensino remoto; formação continuada; geografia escolar
teaching work; information and communication technologies (ICTs); remote teaching; continuing education; school geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: AZEVEDO, Paulo de Tarso. Trabalho docente mediado pelas TICS durante a pandemia : contributos às práticas pedagógicas de professores de geografia. 2024. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8028
Issue Date: 27-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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