TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8029
Tipo: Dissertação
Título: O conflito no centro do ato pedagógico : contribuições Freireanas para a formação e autoformação de sujeitos
Título(s) alternativo(s): The conflict at the center of the pedagogical act: Freirean contributions to the formation and self-formation of subjects
Autor(es): Leite, Leiny Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Saul, Alexandre
Primeiro membro da banca: Saul, Alexandre
Segundo membro da banca: Galvanese, Ricardo Costa
Terceiro membro da banca: Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Resumo: A dissertação de mestrado apresenta uma reflexão crítica sobre os conflitos e sua abordagem por meio de denúncias sobre a perspectiva jurídica e anúncios a partir da educação, tendo como horizonte a justiça social. Aponta para a inadequação das Instituições em lidar com a subjetividade humana e a complexidade dos conflitos, criticando a herança positivista que limita a interpretação extensiva da lei e se distancia das construções sociais sob a perspectiva democrática da humanização, impossibilitando a formação e autoformação. Além disso, destaca a importância de uma pedagogia voltada para o ensino-aprendizagem considerando a politicidade, a dialogicidade e a reflexividade, possibilitando a conscientização, a emancipação e a ação-reflexão sobre os direitos e deveres, alinhada com as ideias de Paulo Freire. A pesquisa é movida pelo desejo de propor uma nova abordagem dos conflitos sob a perspectiva da cidadania e da cultura de paz, aproximando-a das realidades humanas e promovendo a autonomia do sujeito. O texto critica as prescrições de solução de conflitos e enfatiza a necessidade de propiciar ao indivíduo a capacidade de reflexão e a conscientização sobre sua própria condição e poder de transformação da realidade. Portanto, propõe uma abordagem pedagógica dos conflitos inspirada pelos princípios freireanos, construindo uma trama conceitual do conflito como ato pedagógico, com o intuito de transformar a compreensão e abordagem dos conflitos, argumentando que a educação é fundamental para a luta por uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto, se constitui por uma pesquisa bibliográfica, utilizando Paulo Freire como referencial principal, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Ana Maria Saul e Alexandre Saul, complementando com outros autores do Sul Global, sob a perspectiva crítica e progressista. Academicamente, a pesquisa amplia o entendimento de como as práticas educativas podem ser estrategicamente utilizadas para promover uma cultura de paz, destacando a importância de preparar educadores para gerenciar conflitos de forma eficaz e empática. No aspecto prático, apresentamos insights valiosos para o desenvolvimento de programas de formação de professores e, também, políticas públicas que enfatizem uma nova forma de abordagem dos conflitos por meio do entendimento mútuo, da solidariedade e da cooperação, como fundamentos da educação.
Abstract: The master's thesis presents a critical reflection on conflicts and their treatment through legal perspectives and educational initiatives aimed at social justice. It highlights the inadequacies of institutions in addressing human subjectivity and the complexity of conflicts. It critiques the positivist legacy that curtails extensive interpretation of the law and diverges from social constructions under the democratic perspective of humanization, thereby hindering both personal and professional development. Furthermore, the thesis underscores the importance of a pedagogy focused on teaching and learning that incorporates political engagement, dialogic interaction, and reflective thinking. This pedagogical approach facilitates awareness, emancipation, and reflective action on rights and responsibilities, aligned with Paulo Freire's theories. The research is driven by the desire to propose a new approach to conflict resolution from the perspectives of citizenship and a culture of peace, thus bridging the gap with human realities and promoting individual autonomy. The text criticizes prescriptive conflict resolution methods and emphasizes the need for individuals to develop reflective capacities and awareness of their conditions and transformative potentials. Consequently, it proposes a pedagogical approach to conflicts inspired by Freirean principles, constructing a conceptual framework of conflict as a pedagogical act aimed at transforming the understanding and management of conflicts, arguing that education is essential in the pursuit of a more just and democratic society. This is supported by a literature review using Paulo Freire as the primary reference, supplemented by Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Ana Maria Saul, and Alexandre Saul, and further enriched by other authors from the Global South with a critical and progressive perspective. Academically, research expands the understanding of how educational practices can be strategically employed to foster a culture of peace, emphasizing the importance of preparing educators to manage conflicts effectively and empathetically. From a practical perspective, we provide valuable insights for the development of teacher training programs and public policies that highlight a novel approach to conflict resolution through mutual understanding, solidarity, and cooperation as foundational elements of education.
Palavras-chave: conflito; justiça social; Paulo Freire; pedagogia crítica; direito
conflict; social justice; Paulo Freire; critical pedagogy; right
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: LEITE, Leiny Gomes da Silva. O conflito no centro do ato pedagógico : contribuições Freireanas para a formação e autoformação de sujeitos. 2024. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8029
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leiny Gomes da Silva Leite .pdfDissertação_Mestrado em Educação1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.