TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Tipo: Dissertação
Título : Barreiras linguísticas : políticas públicas no aprendizado das crianças refugiadas do ensino fundamental
Otros títulos : Language barriers : public policies in the learning of refugee children from elementary education
Autor(es): Franco, Sueli Garcez de Martino Lins de
Primer Consejero: Alves, Hélio
Primer miembro de la junta: Alves, Helio
Segundo miembro de la junta: Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
Tercer miembro de la junta: Nobre, Thalita Lacerda
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação dos principais dispositivos e políticas públicas voltados para o enfrentamento das barreiras linguísticas durante o ensino fundamental I de crianças refugiadas no Brasil/São Paulo. Como objetivos específicos há de se identificar a existência de subsídios legais e pedagógicos de conhecimento do professor para que possa trabalhar junto a esse público e investigar se os mesmos são de fato aplicados no ensino para que atinjam a sua finalidade ou caso contrário quais são os fatores que interferem nas suas execuções. Utiliza-se o método dedutivo. Os resultados práticos e concretos encontrados no que se refere às políticas públicas aplicadas neste âmbito foram aquém do necessário para o alcance do objetivo esperado. O entrosamento e a comunicação é uma exigência nesse contexto. Inobstante, possibilitou-se o levantamento de vários procedimentos realizados que foram estabelecidos de forma positiva, o que originou desfechos satisfatórios. Outra circunstância de vulto refere-se à vulnerabilidade das crianças em situação de refúgio na atualidade, diante do aumento crescente de deslocamento forçado, os órgãos educacionais que acolhem esse público tem o dever de amoldarem-se a novos ajustes didáticos, com firme propósito de favorecer a integração de forma digna e humana. Conclui-se do presente estudo que são poucos os resultados práticos das políticas públicas que são aplicadas; por não perdurarem, adotadas transitoriamente, interrompem o processo de adaptação. Para a justificativa de falta de verba há na realidade a predominância da falta de interesse pela ausência de integração e formação específica quanto à atualização dos professores pelos órgãos governamentais.
Abstract : This study aims to critically examine the efficacy of key legislative instruments and public policy measures targeting linguistic barriers in the primary education of refugee children in São Paulo/Brazil. Specifically, it seeks to discern whether there are adequate legal and pedagogical provisions available to educators for effective instruction within this demographic, and to assess their practical application within the classroom. Furthermore, the research investigates the impediments to the successful implementation of these policies. Employing a deductive methodology, the study finds that the practical outcomes of the current public policies fall short of their intended goals. Effective communication and integration emerge as essential components within the educational framework. However, the research highlights several positively established procedures that have yielded favorable results. The study also sheds light on the heightened vulnerability of refugee children amidst an escalating global displacement crisis, noting the onus on educational institutions to make significant didactic adjustments. The objective is to facilitate dignified and humane integration. The study concludes that the tangible impacts of extant public policies are minimal, with their transient adoption disrupting the process of acculturation. A predominant lack of interest, rather than financial constraints, is identified as a primary barrier to the continuity of these policies, due to the absence of integrated approaches and specific training for educators by governmental entities.
Palabras clave : crianças refugiadas; ensino fundamental; barreiras linguísticas; políticas públicas
refugee children; primary education; linguistic barriers; public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citación : FRANCO, Sueli Garcez de Martino Lins de. Barreiras linguísticas : políticas públicas no aprendizado das crianças refugiadas do ensino fundamental. 2024. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/8031
Fecha de publicación : 14-may-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

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