TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Tipo: Dissertação
Título: Educação e neurociências : contribuições para o desenvolvimento psicomotor na primeira infância numa escola municipal de Santos
Título(s) alternativo(s): Education and neurosciences: contributions to psychomotor development in early childhood in a municipal school in Santos
Autor(es): Ferreira, Ana Maria
Primeiro Orientador: Going, Luana Carramillo
Primeiro membro da banca: Going, Luana Carramillo
Segundo membro da banca: Dias, Edgar Toschi
Terceiro membro da banca: Magalhães, Celina Maria Colino
Resumo: Introdução: A concepção de infância na atualidade vem ocupando espaço em diferentes veículos de comunicação e campos de estudo. Todavia, nem sempre foi assim. Entendida por pesquisadores e historiadores como invenção moderna, a infância, tem sido atravessada por inúmeras práticas discursivas que têm apontado seus avanços e retrocessos e como tem se configurado nos dias atuais a partir da criação de instrumentos legais de proteção à infância. Sendo uma fase de intensas mudanças na estrutura cerebral que refletem no desenvolvimento motor, o objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar o desempenho psicomotor de crianças com idade entre 2 e 3 anos, matriculadas numa turma de maternal I de uma escola pública da rede municipal da cidade de Santos, a partir de práticas neuropsicomotoras adaptadas a contextos educativos. A metodologia escolhida foi pesquisa-ação que contou com a participação de 13 crianças de ambos os sexos, sendo 7 meninos e 6 meninas. Como proposta de intervenção, foram elaboradas atividades psicomotoras que foram aplicadas num período de oito semanas. A Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2007), foi o instrumento utilizado para avaliar o perfil psicomotor das crianças. Os testes foram aplicados de setembro a dezembro de 2023. Resultados: os resultados apontaram que, das 13 crianças que concluíram todas as etapas da pesquisa, 16% atingiram o resultado Muito superior, 15% Superior, 23% Normal alto, 23% Normal médio, 8% Normal baixo e 15% Inferior, de acordo com os parâmetros da EDM. Como resultado final 77% das crianças atingiram resultados satisfatórios com perfil motor adequado à faixa etária pesquisada e 23% apresentaram desempenho abaixo da média. Ressalta-se que as crianças que apresentaram idade motora inferior à idade cronológica eram fisicamente menos ativas, apresentavam algum grau de comprometimento motor, cognitivo ou de linguagem e estavam em investigação clínica por equipe multidisciplinar. Conclusão: A proposta de intervenção intitulada Atividades Psicomotoras em Contexto Educativo, que deu origem ao Produto Técnico desta pesquisa, foi responsável, em grande medida, pelo salto qualitativo na motricidade e na linguagem das crianças pesquisadas. Do mesmo modo, a Escala de Desenvolvimento Motor, um instrumento multidisciplinar, possibilitou uma análise pormenorizada da idade motora em relação à idade cronológica, apontando avanços e déficits no desenvolvimento motor do grupo. Nesse sentido, os instrumentos utilizados responderam satisfatoriamente à questão norteadora dessa pesquisa, demonstrando que atividades psicomotoras adaptadas ao ambiente escolar favorecem o desenvolvimento motor e a linguagem de crianças em idade pré-escolar. Ademais, funcionaram com coadjuvantes na identificação dos sinais de alerta para atrasos motores, possibilitando ao professor, o planejamento de ações preventivas.
Abstract: Introduction: The conception of childhood nowadays has been occupying space in different media outlets and fields of study. However, it was not always like this. Understood by researchers and historians as a modern invention, childhood has been crossed by countless discursive practices that have pointed out its advances and setbacks and how it has been configured to the present days thought the creation of legal instruments for children protection. Being a phase of intense changes in the brain structure that reflect on motor development, the objective of this research was to investigate and analyze the psychomotor performance of children aged between 2 and 3 years, enrolled in a kindergarten class at a public school in the municipal network of city of Santos, based on neuropsychomotor practices adapted to educational contexts. The chosen methodology was action research which involved the participation of 13 children of both sexes, 7 boys and 6 girls. As a proposed intervention, psychomotor activities were developed and applied over a period of eight weeks. The Motor Development Scale (EDM), proposed by Rosa Neto (2007), was the instrument used to evaluate the psychomotor profile of children. The tests were applied from September to December 2023. Results: the results showed that, of the 13 children who completed all stages of the research, 16% achieved the result Very Superior, 15% Superior, 23% High Normal, 23% Medium Normal, 8% Low Normal and 15% Inferior, of according to EDM parameters. As a final result, 77% of the children achieved satisfactory results with a motor profile appropriate to the age group studied and 23% presented below average performance. It is noteworthy that children who had presented a motor age lower than their chronological age were physically less active, had some degree of motor, cognitive or language impairment and were undergoing clinical investigation by a multidisciplinary team. Conclusion: The intervention proposal entitled Psychomotor Activities in an Educational Context, which gave rise to the Technical Product of this research, was responsible, to a large extent, for the qualitative leap in the motor skills and language of the children studied. Likewise, the Motor Development Scale, a multidisciplinary instrument, enabled a detailed analysis of motor age in relation to chronological age, pointing out advances and deficits in the group’s motor development. In this sense, the instruments used responded satisfactorily to the guiding question of this research, demonstrating that psychomotor activities adapted to the school environment promote the motor and language development of preschool children. Furthermore, they worked as assistants in identifying warning signs for motor delays, enabling the teacher to plan preventive actions.
Palavras-chave: desenvolvimento motor; infância; atividades psicomotoras
motor development; childhood; psychomotor activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citação: FERREIRA, Ana Maria. Educação e neurociências : contribuições para o desenvolvimento psicomotor na primeira infância numa escola municipal de Santos. 2024. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8035
Data do documento: 25-Abr-2024
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