TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Trajetórias de educadoras e a pedagogia crítico-libertadora : da opção consciente às perspectivas de reinvenção
Título(s) alternativo(s): Trajectories of educators and critical-liberating pedagogy: from conscious choice to perspectives of reinvention
Autor(es): Nogueira Júnior, Sérgio Pereira
Primeiro Orientador: Saul, Alexandre
Primeiro membro da banca: Saul, Alexandre
Segundo membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Terceiro membro da banca: Braga, Maria Margarete Sampaio de Carvalho
Quarto membro da banca : Barreira, Luiz Carlos
Resumo: Paulo Freire é o patrono da Educação brasileira e reconhecido pela criação de uma pedagogia voltada à humanização dos sujeitos em processo de ensino-aprendizagem. Ano após ano, estudos e pesquisas, ao redor do mundo, vêm demonstrando que o pensamento desse educador inspira a mudança de práticas desenvolvidas no chão da escola, em um horizonte de emancipação. Esta tese está, assim, pautada na adesão consciente de educadoras à pedagogia crítico-libertadora, aqui considerada uma opção de vida que transcende a educação formal e a prática profissional, e que se expressa como um compromisso ético que concorre para a formação integral de quem a ele adere, em uma perspectiva humanizadora. Para apreender esse objeto, a metodologia de história oral de Meihy e Ribeiro (2021) foi tomada como referência para o registro e a reflexão sobre as trajetórias de vida de duas educadoras entrevistadas, Ana Maria Saul e Eliete Santiago, que são nacionalmente reconhecidas por sua atuação com e a partir das ideias de Freire. A história oral evidencia que o registro e o trabalho narrativos não são uma tarefa individualista, pois as histórias pessoais são sempre atravessadas e influenciadas por muitas outras histórias de vida, as quais são também transformadas em seus entrecruzamentos com as primeiras. Diante do desafio de captar decisões, contradições e inflexões na direção da adesão à pedagogia crítico-libertadora, por parte das sujeitas da pesquisa, objetivou-se responder: Que contextos e decisões de vida favoreceram ou dificultaram o desenvolvimento de uma práxis docente crítico-libertadora consciente por parte de duas educadoras amplamente identificadas por seu trabalho com essa pedagogia? Nesse intento, foram discutidos aspectos centrais da pedagogia freireana, ao mesmo tempo que se buscou identificar marcos históricos e marcas socioculturais nas experiências pessoais e práticas profissionais das participantes, para lançar luzes sobre momentos que ilustram repercussões do pensamento do autor recifense nas trajetórias de vida das educadoras entrevistadas. O conjunto dos achados da pesquisa permitiu confirmar a hipótese de que a adesão consciente à pedagogia crítico-libertadora é uma opção de vida que transcende a educação formal e a prática profissional, uma vez que envolve uma perceptível ampliação do compromisso ético-político dos sujeitos que, por meio da práxis, passam a compreender que a luta por uma sociedade mais justa ultrapassa as barreiras da sala de aula, ao mesmo tempo que inclui esse espaço.
Abstract: Paulo Freire is the patron of the Brazilian Education and recognized for creating a pedagogy aimed at the humanization of subjects in the teaching-learning process. Year after year, studies and research, around the world, have demonstrated that this educator’s thinking inspires a change in practices developed on the school floor, in a horizon of emancipation. Thus, this Doctoral dissertation is based on the conscious adherence of educators to the critical-liberating pedagogy, here considered a life option that transcends formal education and professional practice, and which is expressed as an ethical commitment that contributes to the integral formation of those who adhere to it from a humanizing perspective. In order to apprehend this object, Meihy and Ribeiro’s (2021) oral history methodology was taken as a reference for recording and reflecting on the life trajectories of two educators interviewed, Ana Maria Saul and Eliete Santiago, who are nationally recognized for their performance with and based on Freire’s ideas. Oral history shows that recording and narrative work are not an individualistic task, as personal stories are always crossed and influenced by many other life stories, and these are also transformed in their intersections with the first. Faced with the challenge of capturing decisions, contradictions and inflections towards adherence to critical-liberating pedagogy, on the part of the research subjects, the aim was to answer: Which contexts and life decisions favored or hindered the development of a critical-liberating teaching praxis conscious on the part of two educators widely identified for their work with this pedagogy? In this attempt, central aspects of Freire’s pedagogy were discussed, at the same time that it was sought to identify historical landmarks and sociocultural marks in the participants’ personal experiences and professional practices, to shed light on moments that illustrate the repercussions of the thoughts of the author from Recife on the life trajectories of the educators interviewed. The set of research findings allowed to confirm the hypothesis that conscious adherence to the criticalliberating pedagogy is a life option that transcends formal education and professional practice, as it involves a noticeable expansion of the ethical-political commitment of the subjects who, through praxis, come to understand that the fight for a fairer society goes beyond the barriers of the classroom, at the same time as it includes this space.
Palavras-chave: Paulo Freire; educação crítico-libertadora; história oral; educação humanizadora
Paulo Freire; critical-liberating education; oral history; humanizing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: NOGUEIRA JÚNIOR, Sérgio Pereira. Trajetórias de educadoras e a pedagogia crítico-libertadora : da opção consciente às perspectivas de reinvenção. 2024. 86 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8043
Data do documento: 26-Abr-2024
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