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https://tede.unisantos.br/handle/tede/8045
Tipo: | Dissertação |
Título : | Intervenções cronobiológicas para pré-adolescentes e adolescentes na educação : perspectivas e desafios |
Autor(es): | Martins, José Alcy de Pinho |
Primer Consejero: | Kasabkojian, Carolina Vicaria D"Aurea |
Primer miembro de la junta: | Kasabkojian, Carolina Vicária Rodrigues D'Aurea |
Segundo miembro de la junta: | Zucchi, Eliana Miura |
Tercer miembro de la junta: | Nehme, Patrícia |
Resumen: | A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos indivíduos, no entanto, um fator muitas vezes negligenciado, mas de extrema importância para o aprendizado e consolidação da memória é a qualidade do sono dos estudantes. Durante a puberdade, há um arrastamento dos ritmos biológicos, especificamente dos ritmos circadianos, levando os jovens a terem uma predileção por dormir e acordar mais tarde. Isso ocorre devido a mudanças hormonais que afetam, por exemplo, a produção de melatonina, um hormônio relacionado ao sono. O objetivo deste estudo foi avaliar as evidências acerca das intervenções cronobiológicas na aprendizagem, sono, humor, agressividade e hábitos de vida de pré-adolescentes e adolescentes. Para isto, foi realizada uma revisão integrativa, utilizando a base de dados Pubmed, incluindo estudos de intervenção e observacionais, realizados com estudantes com idade entre 10 e 18 anos, de ambos os sexos, e que tenham sido publicados nos últimos 10 anos, em português, espanhol e inglês. Os resultados apontaram que as intervenções cronobiológicas na área da Educação interferem, positivamente, no processo de aprendizado, na qualidade do sono, no estado de humor, na redução da agressividade e sonolência diurna e na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Os resultados mais promissores consideram o horário de início das aulas como um fator determinante para o sucesso acadêmico, visto que, quando ajustamos a preferência circadiana do aluno, ao seu melhor horário de estudo, os resultados são melhores tanto em relação às notas, quanto ao comportamento diurno apresentado. Falar de aspectos cronobiológicos e sono ainda é uma mudança de paradigma. Levar este conhecimento à toda população, principalmente, aos adolescentes, que estão em uma fase importante de mudanças hormonais, talvez seja o primeiro grande passo, e, também, a principal barreira a ser quebrada. |
Abstract : | Education is a fundamental pillar in the cognitive and intellectual development of individuals, however, an often neglected factor, but extremely important for learning and memory consolidation, is the quality of students' sleep. During puberty, there is an entrainment of biological rhythms, specifically circadian rhythms, leading young people to have a predilection for sleeping and waking up later. This is due to hormonal changes that affect melatonin production, a sleep-related hormone. The objective this study was to evaluate the evidence about chronobiological interventions in learning, sleep, mood, aggression and lifestyle habits adolescents and preadolescents. For this, an integrative review was carried out, using the Pubmed database, including intervention and observational studies in students aged 10-18 years of both sexes in which it has been published in the last 10 years, in Portuguese, Spanish and English. The results showed that chronobiological interventions in the area of Education positively interferes in the learning process, sleep quality, mood, decrease aggressiveness and daytime sleepiness and the adoption of healthier lifestyle habits. The most promising results consider the starting time of classes as a determining factor for academic success, from the moment in wich adjust the student's circadian preference to the best study time for them, the results are better both in terms of grades, but also in relation to the daytime behavior presented. Talking about chronobiological aspects and sleep is still a paradigm shift. Bringing this knowledge to the entire population, especially teenagers who are in an important phase of hormonal changes, should perhaps be the first big step, but also the main barrier to be broken. |
Palabras clave : | intervenção cronobiológica; aprendizagem; sono; educação; adolescentes chronobiological intervention; learning; sleep; education; adolescents |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde |
Programa: | Mestrado em Saúde Coletiva |
Citación : | MARTINS, José Alcy de Pinho. Intervenções cronobiológicas para pré-adolescentes e adolescentes na educação : perspectivas e desafios. 2024. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, 2024 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8045 |
Fecha de publicación : | 29-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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