Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/8057
Tipo: | Tese |
Título : | A educação em tempo integral na Região Metropolitana da Baixada Santista : limites e possibilidades de ampliação dos territórios educativos |
Autor(es): | Lima, Pedro Paulo de Mello e Souza |
Primer Consejero: | Monfredini, Ivanise |
Primer miembro de la junta: | Monfredini, Ivanise |
Segundo miembro de la junta: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
Tercer miembro de la junta: | Leite, Maria do Carmo Luiz Caldas |
Cuarto miembro de la junta : | Tavares, Elisabeth dos Santos |
Quinto miembro de la junta: | Gomes, Marineide de Oliveira |
Resumen: | A tese intitulada “A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: limites e possibilidades de ampliação dos territórios educativos”, no âmbito do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação da Universidade Católica de Santos (Unisantos), objetiva analisar os condicionantes históricos, fronteiras e desafios para a ampliação dos territórios educativos no escopo das políticas públicas de educação em tempo integral na Região Metropolitana da Baixada Santista, com foco nas políticas de Cubatão e Santos. A pesquisa fundamenta-se nas categorias: 1. Educação integral; 2. Território; 3. Educação em tempo integral. Para a sua efetivação, utilizouse uma abordagem qualitativa embasada em estudos sobre o território como princípio educativo (Santos, 2000, 2012, 2014) e sobre educação em tempo integral (Paro, 2007; Coelho, 2009; Moll, 2012, entre outros), na intenção de possibilitar a melhor compreensão do objeto de pesquisa. Recorre-se à análise documental sobre a legislação brasileira e o processo de implementação na escola pública a fim de complementar as informações sobre a política nacional e propostas locais implementadas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais do magistério (gestores). A estrutura do trabalho contempla fundamentos da concepção de educação integral desenvolvidos no Brasil, que influenciam o atual debate educacional, assim como a política de educação em tempo integral regulamentada e a implementação das propostas de educação em tempo integral na Região Metropolitana da Baixada Santista, com foco em Cubatão e Santos. Os resultados da pesquisa apresentam evidências que, no contexto socioeconômico e desafios de classe, a proposta de educação em tempo integral está ressignificada pelas políticas neoliberais, que articulam concepções gerencialistas de amparo à vulnerabilidade social para o equilíbrio socioeconômico, condicionada por imposições neoliberais e déficits no alcance da propalada qualidade da educação. Fabricadas sob a égide do economicismo e de interesses de governos, as políticas de ETI não contam com estruturas fundamentais e tampouco são pensadas para expandir as aprendizagens para além dos muros escolares. As possibilidades de ampliação dos territórios educativos estão mais ligadas à organização da comunidade escolar em torno do aproveitamento do tempo extra do que às iniciativas do poder público abarcadas pelas políticas estudadas. |
Abstract : | The thesis titled “FULL-TIME EDUCATION IN THE METROPOLITAN REGION OF BAIXADA SANTISTA: limits and possibilities for expanding educational territories,” within the scope of the Stricto Sensu Doctorate Program in Education at the Catholic University of Santos (Unisantos), aims to analyze the historical conditions, boundaries, and challenges for expanding educational territories within the scope of public policies for full-time education in the Metropolitan Region of Baixada Santista, focusing on the policies of Cubatão and Santos. The research is based on the categories: 1. Integral education; 2. Territory; 3. Full-time education. For its implementation, a qualitative approach was used, based on studies on territory as an educational principle (Santos, 2000, 2012, 2014) and on full-time education (Paro, 2007; Coelho, 2009; Moll, 2012, among others), with the intention of enabling a better understanding of the research object. Documentary analysis of Brazilian legislation and the implementation process in public schools was used to complement information on national policy and local proposals implemented. Field research was conducted through semi-structured interviews with teaching professionals (managers). The structure of the work includes the foundations of the concept of integral education developed in Brazil, which influence the current educational debate, as well as the regulated full-time education policy and the implementation of full-time education proposals in the Metropolitan Region of Baixada Santista, focusing on Cubatão and Santos. The research results present evidence that, in the socioeconomic context and class challenges, the full-time education proposal is re-signified by neoliberal policies, which articulate managerial conceptions of support for social vulnerability for socioeconomic balance, conditioned by neoliberal impositions and deficits in achieving the proclaimed quality of education. Manufactured under the aegis of economicism and government interests, full-time education policies lack fundamental structures and are not designed to expand learning beyond school walls. The possibilities for expanding educational territories are more linked to the organization of the school community around the use of extra time than to public initiatives encompassed by the studied policies. La tesis titulada “LA EDUCACIÓN DE TIEMPO COMPLETO EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE BAIXADA SANTISTA: límites y posibilidades de ampliación de los territorios educativos”, en el ámbito del Programa de Doctorado Stricto Sensu en Educación de la Universidad Católica de Santos (Unisantos), tiene como objetivo analizar las condiciones históricas, fronteras y desafíos para la ampliación de los territorios educativos en el ámbito de las políticas públicas de educación de tiempo completo en la Región Metropolitana de Baixada Santista, centrándose en las políticas de Cubatão y Santos. La investigación se basa en las categorías: 1. Educación integral; 2. Territorio; 3. Educación de tiempo completo. Para su implementación, se utilizó un enfoque cualitativo basado en estudios sobre el territorio como principio educativo (Santos, 2000, 2012, 2014) y sobre educación de tiempo completo (Paro, 2007; Coelho, 2009; Moll, 2012, entre otros), con la intención de permitir una mejor comprensión del objeto de investigación. Se recurre al análisis documental sobre la legislación brasileña y el proceso de implementación en la escuela pública para complementar la información sobre la política nacional y las propuestas locales implementadas. La investigación de campo se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con profesionales de la enseñanza (gestores). La estructura del trabajo incluye los fundamentos de la concepción de educación integral desarrollados en Brasil, que influyen en el debate educativo actual, así como la política de educación de tiempo completo reglamentada y la implementación de las propuestas de educación de tiempo completo en la Región Metropolitana de Baixada Santista, centrándose en Cubatão y Santos. Los resultados de la investigación presentan evidencias de que, en el contexto socioeconómico y los desafíos de clase, la propuesta de educación de tiempo completo está resignificada por las políticas neoliberales, que articulan concepciones gerenciales de apoyo a la vulnerabilidad social para el equilibrio socioeconómico, condicionada por imposiciones neoliberales y déficits en el logro de la calidad proclamada de la educación. Fabricadas bajo la égida del economicismo y los intereses gubernamentales, las políticas de educación de tiempo completo carecen de estructuras fundamentales y no están diseñadas para expandir el aprendizaje más allá de los muros escolares. Las posibilidades de ampliación de los territorios educativos están más vinculadas a la organización de la comunidad escolar en torno al aprovechamiento del tiempo extra que a las iniciativas públicas abarcadas por las políticas estudiadas. |
Palabras clave : | educação em tempo integral; educação integral; política educacional; escola pública; territórios educativos full-time education; integral education; educational policy; public school; educational territories educación de tiempo completo; educación integral; política educativa; escuela pública; territorios educativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Doutorado em Educação |
Citación : | LIMA, Pedro Paulo de Mello e Souza. A educação em tempo integral na Região Metropolitana da Baixada Santista : limites e possibilidades de ampliação dos territórios educativos. 2024. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8057 |
Fecha de publicación : | 25-sep-2024 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Paulo de Mello e Souza Lima.pdf | Tese_Doutorado em Educação | 1.56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.