Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/8063
Tipo: | Dissertação |
Título: | To be or not to be - Práticas de ensino-aprendizagem em língua inglesa no ensino fundamental : reflexões à luz da educação crítica |
Título(s) alternativo(s): | To be or not to be - Teaching-learning practices in english language in elementary education: reflections in the light of critical education |
Autor(es): | Barroca, Sophia Guzella Macchione |
Primeiro Orientador: | Saul, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Saul, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
Resumo: | O enfoque do ensino da Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) ainda é predominantemente instrumental, apesar de avanços teórico-metodológicos, do compromisso de educadores com a qualidade da educação e alterações legislativas em prol de uma escola mais inclusiva e democrática. Essa realidade ressalta a necessidade de investigar essa contradição e examinar as condições em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre, considerando tradições, elementos que impulsionam ou restringem o pensamento reflexivo e o desenvolvimento da criticidade entre educadores e educandos. Dessa forma, o estudo busca identificar e compreender os limites e as possibilidades para o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com o “ser mais” dos sujeitos, isto é, com a superação individual e coletiva de fatores que obstaculizam o processo sociocultural e histórico de humanização. Para tal, foca-se identificar elementos que limitam ou potencializam práticas educativas, referenciando-se na pedagogia problematizadora de Paulo Freire. O referencial teórico é composto por autores que promovem uma educação voltada ao desvelamento crítico da realidade, incluindo Paulo Freire, Ira Shor, Michael Apple, Ana Maria Saul, Alastair Pennycook e Kanavillil Rajagopalan. A pergunta norteadora do estudo é: que fatores limitam ou potencializam a ampliação da criticidade em práticas de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental? Esta investigação, de natureza qualitativa, incluiu, na metodologia, revisão bibliográfica, aplicação de um questionário exploratório e entrevista semiestruturada. O grupo de sujeitos da pesquisa envolveu docentes de Língua Inglesa de diversas cidades brasileiras que se reúnem em um grupo virtual em que discutem temas e estratégias de ensino-aprendizagem que apresentam indícios de aproximação a perspectivas críticas de educação e outros, da cidade de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, selecionados com base no mesmo critério. A análise dos dados desenvolvida a partir de eixos temáticos inspirados em uma Trama Conceitual Freireana, centrada no conceito de “Educação Problematizadora”, revelou que, apesar dos desafios e obstáculos existentes, há práticas educativas que, não sem contradições e limites, têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a construção de uma sociedade mais justa. Defende-se, no estudo, que assumir a humanização como vetor fundamental da prática educativa potencializa a resistência à instrumentalização do ensino e a objetificação das relações entre docentes e discentes, oferecendo possibilidades tangíveis para uma educação que integra de forma orgânica e crítica a prática social, visando, assim, a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária. |
Abstract: | The focus of English Language teaching in the final years of Elementary Education (EF) remains predominantly instrumental, despite theoretical-methodological advances, educators’ commitment to quality education, and legislative changes aimed at a more inclusive and democratic school environment. This reality highlights the need to investigate this contradiction and examine the conditions under which the teaching-learning process occurs, considering traditions and elements that drive or hinder reflective thinking and the development of criticality among educators and learners. Thus, this study seeks to identify and understand the limits and possibilities for developing educational practices committed to a humanizing educational practice, that is, with the individual and collective overcoming of factors that obstruct the socio-cultural and historical process of humanization. To this end, it focuses on identifying elements that limit or enhance educational practices, drawing on Paulo Freire’s problematizing pedagogy. The theoretical framework comprises authors who advocate for an education oriented toward the critical unveiling of reality, including Paulo Freire, Ira Shor, Michael Apple, Ana Maria Saul, Alastair Pennycook, and Kanavillil Rajagopalan. The guiding question of the study is: what factors limit or enhance the expansion of criticality in English Language teaching-learning practices in the final years of Elementary Education? This qualitative investigation included, in its methodology, a bibliographic review, an exploratory questionnaire, and semi-structured interviews. The research group comprised English Language teachers from various Brazilian cities who gather in a virtual group to discuss teaching-learning topics and strategies that indicate an alignment with critical education perspectives, along with others from the city of Santos, in Baixada Santista Metropolitan Region, selected based on the same criteria. Data analysis, developed from thematic axes inspired by a Freirean Conceptual Framework centered on the concept of “Problematizing Education,” revealed that, despite existing challenges and obstacles, there are educational practices that, although with contradictions and limitations, have the potential to contribute to the development of critical thinking and the construction of a more just society. The study argues that embracing humanization as a fundamental vector of educational practice strengthens resistance to the instrumentalization of teaching and the objectification of teacher-student relationships, offering tangible possibilities for an education that organically and critically integrates social practice, thus aiming at the construction of a more fraternal and supportive society. |
Palavras-chave: | língua inglesa; ensino-aprendizagem; Paulo Freire; práticas educativas; educação crítica english language; teaching-learning; Paulo Freire; educational practice; critical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | BARROCA, Sophia Guzella Macchione. To be or not to be - Práticas de ensino-aprendizagem em língua inglesa no ensino fundamental : reflexões à luz da educação crítica. 2024. 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8063 |
Data do documento: | 28-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sophia Guzella Macchione Barroca.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 1.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.