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https://tede.unisantos.br/handle/tede/8068
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mediação de leitura literária na escola : um espaço para a construção de leitores críticos e reflexivos na infância |
Título(s) alternativo(s): | Literary reading mediation in school : a space for the construction of critical and reflective readers in childhood |
Autor(es): | Oliveira, Camila Angela Carvalho de |
Primeiro Orientador: | Going, Luana Carramilio |
Primeiro membro da banca: | Going, Luana Carramillo |
Segundo membro da banca: | Avoglia, Hilda Rosa Capelão |
Terceiro membro da banca: | Natário, Elisete Gomes |
Resumo: | A literatura oferece aos estudantes a oportunidade de autoconhecimento e acesso ao vasto acervo de conhecimento acumulado pelo patrimônio histórico e sociocultural da humanidade. A escola como espaço formativo, deve proporcionar ao educando condições para o desenvolvimento de uma leitura estética, crítica e reflexiva, incentivando-o desde cedo a utilizar estratégias como antecipação, inferência, verificação, validação e apreciação. A mediação literária no ambiente escolar é de grande importância, pois promove o desenvolvimento da sensibilidade estética, da criticidade e da reflexão de forma dialógica, tanto entre pares quanto em grupos coletivos. Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira a mediação literária contribui para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos entre estudantes do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa-ação foi utilizada para levantar e analisar os dados referentes ao processo de mediação. Foram realizadas oito sessões de mediação literária com 15 (quinze) participantes, de ambos os sexos, com idades entre 8 (oito) e 10 (dez) anos, em uma escola pública municipal na cidade de Santos, SP. As respostas dos alunos foram analisadas, considerando os diálogos estabelecidos durante as sessões de mediação, o uso de estratégias de leitura, a interação do grupo e como essa experiência impactou a formação literária dos participantes. Os resultados obtidos foram: houve uma crescente na participação dos estudantes durante as discussões sobre as obras lidas; o aumento do uso das estratégias de leitura para a regulação, compreensão e construção de sentidos sobre os textos; uma postura mais crítica, analítica e o questionadora perante as informações apresentandas durante a leitura eas discussões, além de um mior uso da argumentação. A partir dos dados articulados criou-se um eBook sobre Mediação Literária, destinado a educadores e mediadores literários que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Literature offers students the opportunity for self-knowledge and access to the vast body of knowledge accumulated by the historical and sociocultural heritage of humanity. The school, as a formative space, should provide students with the conditions for the development of aesthetic, critical and reflective reading, encouraging them from an early age to use strategies such as anticipation, inference, verification, validation and appreciation. Literary mediation in the school environment is of great importance, as it promotes the development of aesthetic sensitivity, critical thinking and reflection in a dialogical way, both among peers and in collective groups. This study aimed to investigate how literary mediation contributes to the development of critical and reflective readers among students in the 3rd (third) year of Elementary School. The action research methodology was used to collect and analyze data related to the mediation process. Eight literary mediation sessions were held with 15 (fifteen) participants, of both sexes, aged between 8 (eight) and 10 (ten) years old, in a municipal public school in the city of Santos, SP. The students' responses were analyzed, considering the dialogues established during the mediation sessions, the use of reading strategies, the group's interaction and how this experience impacted the participants' literary formation. The results obtained were: there was an increase in the students' participation during the discussions about the works read; the increased use of reading strategies for regulation, comprehension and construction of meanings about the texts; a more critical, analytical and questioning stance towards the information presented during the reading and discussions, in addition to a greater use of argumentation. Based on the articulated data, an eBook on Literary Mediation was created, aimed at educators and literary mediators who work in the initial grades of Elementary School. |
Palavras-chave: | mediação literária; leitor crítico; literatura na infância; formação leitora; diálogos literários literary mediation; critical reader; childhood literature; reading formation; literary dialogues |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde |
Programa: | Mestrado em Psicologia |
Citação: | OLIVEIRA, Camila Angela Carvalho de. Mediação de leitura literária na escola : um espaço para a construção de leitores críticos e reflexivos na infância. 2024. 317 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8068 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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