Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/8086
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ambientes educativos como mobilizadores da curiosidade epistemológica |
Título(s) alternativo(s): | Education enviromments as mobilizers of epistemological curiosity |
Autor(es): | Oliveira, Alessandra Martins |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primeiro membro da banca: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Segundo membro da banca: | Pinto, Fernanda Côrrea Quatorze Voltas Saul |
Terceiro membro da banca: | Silva, Lisley Cristina Gomes da |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa, fundamentada na observação participante com inspiração etnográfica, teve como objetivo compreender as condições que favorecem o desenvolvimento da curiosidade epistemológica em crianças de cinco anos, por meio da vivência em ambientes educativos inspirados na pedagogia de Freinet. A investigação foi realizada em uma escola da rede privada do município de Santos (SP), com um grupo de oito crianças matriculadas na última etapa da Educação Infantil. A coleta de dados se deu por meio de registros sistemáticos de interações, observações e diálogos cotidianos, em contextos intencionalmente organizados para promover o protagonismo infantil, a investigação e a colaboração entre pares. A questão norteadora da pesquisa foi: “Quais as possibilidades dos ambientes educativos inspirados em Freinet desencadearem a curiosidade epistemológica em crianças de cinco anos?”. A análise foi orientada pelos referenciais de Paulo Freire, especialmente no que tange à valorização da curiosidade crítica e ao papel do educador como mediador do conhecimento, e de Célestin Freinet, no que se refere à organização de ambientes pedagógicos pautados na liberdade, na cooperação e no trabalho vivo da infância. Também dialoga com as contribuições de Júlia Formosinho, que reforçam a importância da escuta, da pesquisa no cotidiano escolar e da participação das crianças como protagonistas do processo educativo. Os resultados revelaram que, ao serem convidadas a investigar, levantar hipóteses e propor soluções criativas para os desafios vivenciados nos ambientes, as crianças apresentaram elevado engajamento, autonomia e profundidade em seus modos de pensar e agir. As observações analisadas indicam que ambientes pedagógicos sensíveis, investigativos e esteticamente provocadores favorecem a transformação da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica, ampliando as possibilidades de uma educação infantil mais crítica, dialógica e comprometida com a escuta da infância. |
Abstract: | This qualitative research, based on participant observation and ethnographic inspiration, aimed to understand the conditions that foster the development of epistemological curiosity in five-year-old children through their experiences in learning environments inspired by Freinet's pedagogy. The research was conducted at a private school in the municipality of Santos, São Paulo, with a group of eight children enrolled in the final stage of Early Childhood Education. Data collection was conducted through systematic records of interactions, observations, and everyday dialogues, in contexts intentionally organized to promote child empowerment, inquiry, and peer collaboration. The guiding research question was: "What are the possibilities of Freinet-inspired learning environments for triggering epistemological curiosity in five-year-old children?" The analysis was guided by the frameworks of Paulo Freire, especially regarding the valorization of critical curiosity and the role of the educator as a mediator of knowledge, and by Célestin Freinet, regarding the organization of pedagogical environments based on freedom, cooperation, and the living work of childhood. It also engages with the contributions of Júlia Formosinho, who reinforces the importance of listening, research in everyday school life, and the participation of children as protagonists in the educational process. The results revealed that, when invited to investigate, raise hypotheses, and propose creative solutions to the challenges experienced in these environments, children demonstrated high engagement, autonomy, and depth in their ways of thinking and acting. The observations analyzed indicate that sensitive, investigative, and aesthetically provocative pedagogical environments foster the transformation of naive curiosity into epistemological curiosity, expanding the possibilities for a more critical, dialogical early childhood education committed to listening to children. |
Palavras-chave: | ambientes educativos; curiosidade epistemológica; educação Infantil; pedagogia crítica; cantos de aprendizagem learning environments; epistemological curiosity; early childhood education; critical pedagogy; learning corners |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Alessandra Martins. Ambientes educativos como mobilizadores da curiosidade epistemológica. 2025. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8086 |
Data do documento: | 23-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Martins Oliveira.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.