TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorba, Denise Aparecida-
dc.creator.ID547.074.809-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1767810810686029por
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771por
dc.contributor.referee1Placco, Vera Maria Nigro-
dc.contributor.referee2Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee3Franco, Maria Amélia Santoro-
dc.date.accessioned2015-04-15T14:25:59Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.citationBORBA, Denise Aparecida. As representações sociais dos(as) professores(as) em formação sobre a (re)constituição da identidade profissional. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1001-
dc.description.resumoEste estudo pretende compreender a (re) constituição da identidade profissional e as necessidades e expectativas de formação dos (as) estudantes/professores (as) que atuam na educação infantil de zero a três anos de idade, oferecida em creches públicas, e que ao mesmo tempo frequentam o Curso de Pedagogia/PARFOR. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo desenvolve-se, em uma universidade comunitária da Baixada Santista e fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais/TRS, de Moscovici (1978, 2010, 2011), e nas contribuições de Dubar (1997, 2003). Como procedimento metodológico utilizou-se um questionário composto com questões abertas, fechadas e de evocação, realizando-se, também, um Grupo Focal e entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificar um grupo de estudantes com características comuns em relação às condições socioeconômicas, aos dilemas vividos no mundo do trabalho e ao desenvolvimento da profissionalidade docente. Essas aproximações possibilitaram compreender aspectos importantes a respeito da (re)constituição identitária dos sujeitos da pesquisa a partir de uma análise dimensional das questões identitárias e formativas, apresentando, assim, alguns resultados. Entre eles, destacamos: 1º) a (re) constituição identitária atrelada às condições de entrada e permanência na profissão, e às oportunidades para o desenvolvimento da profissionalidade docente; 2º) o significado atribuído às necessidades e expectativas formativas, relacionado ao desejo de reconhecimento e valorização profissionais; 3º) a construção de novas RS a respeito das questões ligadas ao universo da educação infantil, passando pela ressignificação de seu papel educativo e, sobretudo, por ações político-administrativas integradas que valorizem e respeitem o professor da educação infantil, reconhecendo suas especificidades e necessidades formativas.por
dc.description.abstractThis study aims to assist in the comprehension of the professional identity, and the (re)construction, needs and the graduation expectancy of students/teachers that work in early childhood education, within the parameters of children ages zero to three, in public nurseries, and that attend the Pedagogy Course/PARFOR. This research, predominantly qualitative, is carried out on a community University in Santos region and is based on Moscovici's Social Representations Theory/SRT (1978, 2010, 2011), and on Dubar (1997, 2003) contributions. Methodological procedures were used in the form of a research survey, a questionnaire composed of open-ended, closed-ended and evocative questions, as well as a focus group and semi-structured interviews. The results have identified a group of students with common characteristics including socioeconomic conditions, dilemmas related to work environment and development of the teaching profession. These approaches have enabled for the comprehension of important aspects related to identity (re)construction of the research subjects from a dimensional analysis of identity and from formative questions, presenting some results. Among those results, we highlight the following: 1) the (re)construction of identity tied to conditions of entering and remaining in the profession, and the opportunities for the development of the teaching profession; 2) the meaning given to graduation expectations and needs in relation to the desire for professional evaluation and recognition, and 3) the building of new RS on issues related to the world of early childhood education, pushed forward by the redefinition of its role in education, and creating integrated political-administrative actions that value and respect the teacher of early childhood education, recognizing his or her specificity and graduation needs.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesBORBA, Denise Aparecida. As representações sociais dos(as) professores(as) em formação sobre a (re)constituição da identidade profissional. 2013. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconstituição identitária; profissionalidade docente e representações sociaispor
dc.subjectidentity construction; teaching profession and social representationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs representações sociais dos(as) professores(as) em formação sobre a (re)constituição da identidade profissional.por
dc.title.alternativeSocial Representations of Teachers in Process of Formation about Professional Identity (re) Constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise Borba.pdfDissertação_ Mestrado em Educação10.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.