Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Maria Lúcia Dondon Salum | - |
dc.creator.ID | CPF:78236800849 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3485069324957429 | por |
dc.contributor.advisor1 | Granjo, Maria Helena Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:36030406868 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8104155715073656 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:09Z | - |
dc.date.available | 2008-03-12 | - |
dc.date.issued | 2007-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Maria Lúcia Dondon Salum. A indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunos. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/109 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo se propõe a contribuir no sentido de aprofundar o conhecimento em relação a um dos assuntos que mais preocupam os educadores, pais e alunos das escolas fundamentais e médias, tanto da rede pública como particular, que é a indisciplina escolar. Inicialmente discute-se o próprio conceito de disciplina e indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão, explorando algumas de suas causas e características atuais, aspectos singulares da indisciplina escolar e a importância do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema. A justificativa desta proposta pauta-se nas queixas verbais dos professores e alunos, que percebem a violência como um fenômeno em expansão, reforçado principalmente pelas desigualdades sociais, pela influência de mídia e pela desestruturação familiar, atingindo o cotidiano escolar. As formas explícitas da indisciplina foram as mais evidenciadas, principalmente por meio de brincadeiras, palavrões, empurrões, provocações, brigas e outros. Podem ser percebidas igualmente na forma de violência implícita nas relações interpessoais aluno / aluno; aluno / professor; funcionário / aluno e nas condições de trabalho. A pesquisa baseia-se em observações em duas instituições particulares de ensino da Baixada Santista, onde foi possível vivenciar situações que levaram ao questionamento sobre o papel da escola nos dias de hoje e as perspectivas de mudanças para melhorar a relação professor / aluno. O referencial teórico abrange conceitos de Júlio Groppa Aquino, Lino de Macedo, Yves de La Taille e Jean Piaget, Michel de Certeau, autores esses, que atuam na área da educação e que vêm contribuindo, sobremaneira, para os debates sobre a indisciplina escolar. A pesquisa evidenciou que existe, tanto por parte do aluno como do professor, uma visão conservadora, mesmo quando suas atitudes demonstram o contrário. È possível que o aluno, sem elementos e maturidade para questionar a escola, encontre na indisciplina uma forma de manifestar sua discordância ao que lhe é imposto. A contribuição alvejada está ao pensar em algumas questões com base nos dados coletados, observações realizadas e na literatura disponível, visando contribuir para o surgimento de novas formas de se lidar com a indisciplina na escola. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | indisciplina escolar | por |
dc.subject | relação professor / aluno | por |
dc.subject | aluno / professor | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Lucia Dondon.pdf | 284.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.