TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSilveira, Maria Lúcia Dondon Salum-
dc.creator.IDCPF:78236800849por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485069324957429por
dc.contributor.advisor1Granjo, Maria Helena Bittencourt-
dc.contributor.advisor1IDCPF:36030406868por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104155715073656por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:09Z-
dc.date.available2008-03-12-
dc.date.issued2007-05-03-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Maria Lúcia Dondon Salum. A indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunos. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/109-
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a contribuir no sentido de aprofundar o conhecimento em relação a um dos assuntos que mais preocupam os educadores, pais e alunos das escolas fundamentais e médias, tanto da rede pública como particular, que é a indisciplina escolar. Inicialmente discute-se o próprio conceito de disciplina e indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão, explorando algumas de suas causas e características atuais, aspectos singulares da indisciplina escolar e a importância do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema. A justificativa desta proposta pauta-se nas queixas verbais dos professores e alunos, que percebem a violência como um fenômeno em expansão, reforçado principalmente pelas desigualdades sociais, pela influência de mídia e pela desestruturação familiar, atingindo o cotidiano escolar. As formas explícitas da indisciplina foram as mais evidenciadas, principalmente por meio de brincadeiras, palavrões, empurrões, provocações, brigas e outros. Podem ser percebidas igualmente na forma de violência implícita nas relações interpessoais aluno / aluno; aluno / professor; funcionário / aluno e nas condições de trabalho. A pesquisa baseia-se em observações em duas instituições particulares de ensino da Baixada Santista, onde foi possível vivenciar situações que levaram ao questionamento sobre o papel da escola nos dias de hoje e as perspectivas de mudanças para melhorar a relação professor / aluno. O referencial teórico abrange conceitos de Júlio Groppa Aquino, Lino de Macedo, Yves de La Taille e Jean Piaget, Michel de Certeau, autores esses, que atuam na área da educação e que vêm contribuindo, sobremaneira, para os debates sobre a indisciplina escolar. A pesquisa evidenciou que existe, tanto por parte do aluno como do professor, uma visão conservadora, mesmo quando suas atitudes demonstram o contrário. È possível que o aluno, sem elementos e maturidade para questionar a escola, encontre na indisciplina uma forma de manifestar sua discordância ao que lhe é imposto. A contribuição alvejada está ao pensar em algumas questões com base nos dados coletados, observações realizadas e na literatura disponível, visando contribuir para o surgimento de novas formas de se lidar com a indisciplina na escola.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindisciplina escolarpor
dc.subjectrelação professor / alunopor
dc.subjectaluno / professorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunospor
dc.typeDissertaçãopor
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